O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, disse que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a postagem do jogador de vôlei Wallace, do Cruzeiro. Em publicação no Instagram, nesta terça-feira (31), o atleta abriu uma enquete perguntando se os seguidores atirariam no rosto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
"Esta postagem foi feita pelo jogador de vôlei do Cruzeiro , e ex-atleta da seleção brasileira, Wallace Leandro em seu Instagram. Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!", publicou Pimenta, no Twitter.
Nome histórico da Seleção Brasileira de vôlei e do Cruzeiro, Wallace fez uma publicação em tom ameaçador contra Lula.
O jogador republicou a seguinte pergunta que recebeu de um seguidor no Instagram: 'Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?'.
O jogador republicou a seguinte pergunta que recebeu de um seguidor no Instagram: 'Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?'.
Esta postagem foi feita pelo jogador de vôlei do @sadacruzeiro, e ex-atleta da seleção brasileira, Wallace Leandro em seu Instagram. Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas! pic.twitter.com/2FGzrizpqb
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) January 31, 2023
Postagem de Wallace
Wallace abriu uma caixinha de perguntas na rede social após publicar uma imagem dele em um clube de tiros. Entre várias questões recebidas e repostadas, o oposto, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), compartilhou a mensagem sobre Lula.
Na mesma postagem, o jogador do Cruzeiro fez uma enquete em tom irônico: 'Alguém faria isso?', perguntou, em mensagem acompanhada por um emoji de anjinho. As respostas possíveis eram "sim" e "não".
A publicação gerou críticas a Wallace nas redes sociais. O oposto, então, decidiu apagá-la da sua conta.
O Cruzeiro e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) repudiaram a atitude de Wallace.
A CBV repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade", diz um trecho da nota da entidade.
"O Cruzeiro lamenta profundamente a publicação realizada pelo nosso atleta Wallace e o seu conteúdo. Vivemos um momento delicado, em que precisamos ter muita cautela com as nossas manifestações", expressou o clube mineiro.