Praia Clube e Minas começam, nesta sexta-feira, a disputa por mais uma vaga na decisão da Superliga Feminina. O time de Uberlândia abrirá as semifinais diante do Sesc Flamengo, às 18h30, na Arena Dentil. As minas-tenistas entrarão em quadra no último jogo da noite, às 21h, contra o Sesi Bauru, na Arena UniBH. As partidas terão transmissão do SporTV2.
Praia e Minas vêm dominando o cenário nacional nas temporadas anteriores e decidiram duas edições da Superliga, em 2018/19 e 2020/21 - em 2019/20 a competição não chegou ao fim por causa da pandemia. Em ambas, as minas-tenistas levantaram a taça. A expectativa é de mais um confronto mineiro na decisão, em 2021/22.
Para isso, no entanto, os rivais mineiros terão que passar por adversários que estão em bom momento. O Praia, que eliminou o Pinheiros em dois jogos, nas quartas de final, terá pela frente o Flamengo, do técnico Bernardinho. O time carioca fechou a série contra o Osasco com dois triunfos e um revés, avançando às semifinais.
O Praia fez a melhor campanha na fase de classificação, enquanto o Flamengo teve momentos de irregularidade, mas embalou na reta final e chegou às semifinais com autoridade, eliminando um multicampeão nacional. Exatamente por isso, o rubro-negro tem todo o respeito das aurinegras.
"É um confronto de alto nível, como esperamos de uma semifinal. Os quatro times que avançam para essa fase se conhecem e chegam nessa fase nas melhores condições. As partidas vão ser decididas nos detalhes. Nos preparamos da melhor forma em casa para jogar em casa e diante da nossa torcida que vai lotar a arena", declarou a veterana central Walewska.
Do lado carioca, a também experiente central Juciely disse que o favoritismo é do Praia, até pela campanha. "A semifinal contra o Praia Clube vai ser muito difícil. Elas são as favoritas ao título, ganharam campeonatos nacionais e estão muito entrosadas. É um time que mudou pouco do ano passado para esse. Estamos numa crescente e acredito que nosso time pode surpreender nessa semifinal. Treinamos forte, estudamos muito e vamos em busca da vitória", projetou.
Na temporada regular desta Superliga, o confronto entre Praia e Flamengo foi marcado pelo equilíbrio. Cada time venceu uma vez: as mineiras ganharam no turno, por 3 a 1, em casa. No Rio de Janeiro, no returno, em jogo emocionante, as rubro-negras triunfaram por 3 sets a 2.
Minas reencontra algoz
Já o Minas também não terá vida fácil nas semifinais. O time mineiro vai encarar o grande algoz na temporada. O Sesi Bauru venceu as três partidas que disputou contra as minas-tenistas, uma delas na final da Copa Brasil de Vôlei, em Blumenau, quando fez 3 a 0 e levantou título inédito. Pela Superliga, as paulistas ganharam por 3 a 2, no turno e no returno.
Dono da segunda melhor campanha na fase de classificação, o Minas adotou discurso de cautela para o confronto com o Sesi Bauru. "O Sesi Bauru cresceu muito durante a temporada. Elas trocaram peças importantes para esta Superliga. Fizemos jogamos muito difíceis contra elas e acabamos superadas no turno e returno. Nos preparamos entrar nessa série com tudo. Semifinal é isso. São jogos bons e estamos preparadas para grandes partidas"', garantiu a central e capitã Carol Gattaz.
O Sesi Bauru foi o terceiro colocado na primeira fase, com seis pontos a menos que o Minas (55 a 49). Mas a expectativa é manter o rendimento contra as rivais. "Estamos em um bom momento e numa crescente desde a Copa Brasil. Nos playoffs cada jogo é uma decisão. Na fase final tem sempre uma ansiedade, o que é natural. Todas as equipes querem estar na final e o emocional conta muito nesse momento. Temos que estar tranquilas para fazer o nosso melhor. Fizemos três jogos difíceis nessa temporada, mas agora é um outro momento", enfatizou a levantadora Dani Lins.
SEMIFINAIS DA SUPERLIGA FEMININA
PRIMEIRO JOGO
Sexta-feira, 8 de abril
Praia x Flamengo
Horário: 18h30
Local: Arena Dentil, em Uberlândia
Minas x Sesi Bauru
Horário: 21h
Local: Arena UniBH (Minas)
SEGUNDO JOGO
Terça-feira, 12 de abril
Flamengo x Praia Clube
Horário: 19h
Local: Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro
Quarta-feira, 13 de abril
Sesi Bauru x Minas
Horário: 21h
Local: Ginásio Panela de Pressão, em Bauru
TERCEIRO JOGO (SE NECESSÁRIO)
Sexta-feira, 15 de abril
Praia Clube x Flamengo
Horário: 18h30
Local: Arena Dentil, em Uberlândia
Sábado, 16 de abril
Minas x Sesi Bauru
Horário: 21h30
Local: Arena UniBH (Minas)