Praia Clube e Minas se reencontram neste sábado, às 21h, no Centro Desenvolvimento de Vôlei, em Saquarema-RJ, no segundo clássico pela final da Superliga Feminina. Em vantagem na decisão, a equipe de Uberlândia joga para conquistar o bicampeonato torneio nacional, enquanto as minastenistas precisam da vitória para forçar a terceira partida da série - na segunda-feira, no mesmo local e horário. O duelo será transmitido pelo Sportv 2.
O Praia Clube levou a melhor na primeira partida da decisão contra o Minas, com vitória por 3 sets a 1 (parciais de 25/21, 25/12, 21/25 e 25/22). A dominicana Brayelin Martínez, maior pontuadora do jogo, com 22 acertos, e a ponteira Michelle Pavão, eleita a melhor em quadra, foram os destaques na vitória da equipe do time Paulo Coco em Saquarema. Campeãs em 2017/18, as uberlandenses ficaram a um triunfo do título com sabor de ‘revanche’ contra o rival de Belo Horizonte.
Esta é a segunda vez que as equipes mineiras disputam o título da Superliga. Na primeira, na temporada 2018/19, o Minas sagrou-se tricampeão ao fazer 2 a 0 na série final, com 3 a 2 em Belo Horizonte, e 3 a 1 em Uberlândia.
Na fase classificatória desta edição da Superliga, o Minas venceu os dois encontros com o Praia. O time do treinador Nicola Nigro também superou a equipe do Triângulo Mineiro nas decisões da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro da atual temporada.
Detentor da melhor campanha na fase classificatória da Superliga, o Minas mantém a espera de reviravolta para chegar ao tetra nacional. Uma das jogadoras mais experientes do elenco minastenista, a capitã Carol Gattaz analisou os erros na primeira partida decisiva e projetou a reação neste sábado.
“Infelizmente, a gente não conseguiu ter todas as nossas jogadoras fazendo o que poderiam fazer dentro de quadra. Foi erro nosso, mas a gente vai consertar isso. É pouco tempo, porque no sábado a gente já volta para o segundo jogo, mas eu acredito muito na força da nossa equipe. A gente sempre jogou juntas e temos que virar a chave. Agora, é correr atrás desse resultado. Espero que a gente consiga buscar essa vitória”, declarou a central, de 40 anos.
Pelo lado do Praia, o discurso é de cautela. “O Minas é o time a ser vencido e demonstrou isso a temporada inteira. A gente não deixou de acreditar que juntos poderíamos trazer um resultado a nosso favor. O primeiro passo foi dado, mas não tem nada ganho. Não vai ser fácil. O título está em aberto”, avaliou MIchelle Pavão.
Finais em Saquarema
A decisão da Superliga 2020/21 é disputada, pela primeira vez, em 'quadra neutra', devido aos procedimentos adotados contra a COVID-19. Por isso, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) decidiu criar uma 'bolha' no Centro de Desenvolvimento, em Saquarema, que concentra a preparação da Seleção Brasileira em todas as divisões.