O duelo no ginásio do Abaeté, em Taubaté, foi quente desde o início. Os rivais e atual líder e vice-líder da Superliga prometeram e entregaram uma grande disputa. Melhor para o Cruzeiro, que foi mais consistente nos dois primeiros sets e venceu por 3 a 0, com parciais de 25/17, 25/23 e 32/30. No último set, além da pontuação elevada, teve a grande polêmica.
Com os ânimos a flor da pele, os dois técnicos Marcelo Mendez e Renan Dal Zotto discutiram durante um desafio cruzeirense e a checagem de vídeo e receberam cartão vermelho do árbitro da partida. Nesse momento, o Cruzeiro tinha o match point em 31 a 30 e a contagem voltou para 30 a 29, com a punição e consequente perda de um ponto em cada equipe. O time mineiro levou o ponto e acabou fechando o jogo em seguida.
As equipes têm folga para as festas de fim de ano e voltam ao torneio no início de janeiro. No dia 5, às 22h, o Cruzeiro tem o clássico estadual contra o Minas, na Arena do Riacho, em Contagem. A partida atrasada é válida pela 6ª rodada. No retorno do calendário, o clube celeste irá enfrentar o Ponta Grossa, às 21h do dia 8, também em casa. No mesmo dia, o Taubaté tem o clássico contra o Sesi, às 22h30, fora de seus domínios.