Em busca do tetra no Mundial de Clubes, o Cruzeiro mostrou que o fato de jogar em casa pode pesar decisivamente em uma eventual quarta conquista. Na estreia diante do Zenit Kazan, nesta terça-feira, no Ginásio Divino Braga, em Betim, o time celeste não tomou conhecimento dos russos e venceu por 3 sets a 0, contando com apoio da fanática torcida. As parciais foram de 25/20, 25/20 e 25/22.
Na preliminar da rodada dupla, o Lube Civitanova, da Itália, vice-campeão nas duas edições anteriores do Mundial, confirmou o favoritismo diante do Al-Rayyan, do Catar, e venceu por 3 sets a 0. As parciais foram de 25/16, 25/18 e 25/13. Com isso, os italianos, a exemplo do Cruzeiro, largaram bem na competição.
Nesta quarta-feira, o Cruzeiro medirá forças com o Civitanova, às 20h30, no Divino Braga, local das partidas a competição. O time celeste reencontrará antigos ídolos como os cubanos Leal e Simón, além do levantador Bruninho, da Seleção Brasileira. Na preliminar, às 18h, Zenit Kazan e Al-Rayyan jogarão pela reabilitação.
O finalzinho do jogo pra você curtir de novo, vai!#MundialdeClubes #VamoSadaCruzeiro pic.twitter.com/e4qsICeeSx
%u2014 Sada Cruzeiro (@sadacruzeiro) December 4, 2019
Raposa forte
O Cruzeiro mostrou a força coletiva para superar o forte time russo, campeão mundial em 2017, na Polônia. As duas equipes decidiram o título em duas edições, em 2015 e 2016, ambas em Betim, e os celestes levaram a melhor. Por isso, a expectativa era de muito equilíbrio, mas com um pouco de favoritismo para os europeus, com vários jogadores de seleções no grupo, entre eles o ponteiro francês Earvin Ngapeth.
O time celeste tomou a dianteira, com autoridade, e dominou o primeiro set, com atuação impecável de Evandro, e fez 25/20. O segundo começou com os russos mais ligados e buscando a recuperação. Mas o levantador Cachopa chamou a responsabilidade na construção das jogadas e comandou o triunfo celeste pelo mesmo placar. No terceiro, o Zenit foi para o ataque e chegou a abrir 12 a 8, mas a equipe anfitriã se reencontrou, sacou muito bem, principalmente com Isac, e virou na reta final para vencer com 25/22.
Evandro deixou a quadra com 16 pontos e foi o grande nome celeste, acompanhado por Cachopa. O central Isac assinalou 10 e se destacou no saque e nas bolas de segurança no meio. O principal pontuador da partida foi o russo Mikhaylov, com 18 bolas vencedoras.
Confiança em alta
Para Cachopa, o Cruzeiro mostrou que tem poderio para aproveitar o fator casa e buscar o quarto título mundial. Mas o levantador recomendou humildade. "A gente fez uma ótima partida taticamente. Marcamos os pontos fortes deles e sacamos muito bem. Mas temos de manter os pés no chão, teremos jogos difíceis e vamos pensar jogo a jogo. A vitória dá confiança ao grupo, temos trabalhado muito e voltamos o foco para o Mundial", afirmou.
O experiente Evandro elogiou o Cruzeiro pela atuação convincente diante do Zenit Kazan. "É legal a gente começar um campeonato desse nível bem. Enfrentamos uma grande equipe e é algo motivacional para seguirmos em frente", frisou o oposto, que reencontrará antigos parceiros nesta quarta-feira. "São grandes amigos, excepcionais jogadores. Mas quando entrarmos em quadra, será a mesma coisa que enfrentar o Kazan. Precisamos sacar dessa maneira extraordinária que fizemos e repetir o nível de atuação. Assim, nosso time é difícil de ser batido", acrescentou.
CRUZEIRO 3 x 0 ZENIT KAZAN
ZENIT KAZAN
Butko, Sokolov, Ngapeth, Mikhaylov, Kononov, Volvich e o líbero Golubev. Entraram Zemchenok e Surmachevskiy
Técnico: Alexey Verbov
CRUZEIRO
Fernando Cachopa, Evandro, Perrin, Facundo Conte, Isac, Otávio e o líbero Lukinha. Entraram Luan e Rodriguinho Leme
Técnico: Marcelo Mendez
Jogos do Mundial de Clubes
Quarta-feira
18h – Zenit Kazan x Al-Rayyan
20h30 – Cruzeiro x Lube Civitanova
Quinta-feira
18h – Lube Civitanova x Zenit Kazan
20h30 – Cruzeiro x Al-Rayyan
SEMIFINAIS
Sábado
14h – 1º x 4º
17h – 2º x 3º
FINAIS
Domingo
9h30 – Disputa de 3º lugar
12h30 – Decisão
Venda de Ingressos
– Site: ingresso.cruzeiro.com.br
– Bilheteria do Divino Braga (Rua Redelvim Andrade, 300, Horto, Betim)
Quarta a sexta (03 a 06/12) – de 9h às 21h
Sábado, 07/12 – de 9h às 18h
Domingo, 08/12 – de 9h às 13h