2

Bia Haddad vence, avança à semi no Canadá e segue fazendo história no tênis

Tenista brasileira derrotou a suíça Belinda Bencic, número 12 do mundo, por 2 sets a 1; classificada, Bia Haddad disputará a semifinal do WTA 1000 de Toronto

12/08/2022 23:09
compartilhe
Bia Haddad Maia precisa derrotar mais duas adversárias para ser campeã
foto: Vaughn Ridley/Getty Images/AFP

Bia Haddad Maia precisa derrotar mais duas adversárias para ser campeã


A brasileira Beatriz Haddad Maia segue fazendo história no tênis nacional. Nesta sexta-feira (12/8), com muita autoridade e segurança em quadra, a paulista de 26 anos, derrotou de virada a suíça Belinda Bencic, número 12 do mundo e atual campeã olímpica, por 2 a 1 - com parciais de 2/6, 6/3 e 6/3, após 2 horas e 11 minutos - e avançou às semifinais do WTA 1000 de Toronto, no Canadá.
A ótima semana de Bia Haddad em Toronto é mais uma da grande tempotada que está fazemdo em 2022. Essa é a quarta vitória da brasileira na competição, sendo que nas oitavas de final derrotou simplesmente a polonesa Iga Swiatek, a atual número 1 do ranking da WTA.

Além de ter sido a primeira tenista do Brasil a ganhar de uma líder do ranking - no masculino, Gustavo Kuerten havia sido o último a realizar esse feito ao bater o suíço Roger Federer em 2004 -, Bia Haddad também se torna a primeira do país a alcançar a semifinal de um torneio deste nível - só fica abaixo dos quatro Grand Slams da temporada.

Ela espera agora a vencedora do duelo entre a checa Karolina Pliskova, 14ª do mundo, e a chinesa Qinwen Zheng, 51ª colocada, que se enfrentariam ainda nesta sexta-feira. O duelo da semifinal será neste sábado.

A grande campanha de Bia Haddad até a semifinal em Toronto terá impacto direto no ranking, que será atualizado na segunda-feira. A brasileira iniciou a semana como a 24ª do mundo e está muito próxima de entrar no Top 20, ganhando no mínimo mais três posições. Ela já está ganhando 350 pontos pelas quatro vitórias no torneio e tem apenas 50 a descartar de seu 16º e último resultado válido. Se chegar à decisão fará 585 pontos, com possibilidade de 900 em caso de título, o que poderia levá-la até o 14º lugar.


Compartilhe