Guga comemora 25 anos do primeiro título em Roland Garros
Na França, onde acompanhou a edição deste ano de Roland Garros, Gustavo Kuerten celebrou a conquista na quadra Philippe Chatrier, quando venceu Sergi Bruguera
O tênis brasileiro celebra nesta quarta-feira (8) uma conquista marcante. Há exatos 25 anos, o catarinense Gustavo Kuerten entrou na quadra Philippe Chatrier, pela decisão de Roland Garros, e venceu o então número 19 do mundo, Sergi Bruguera, faturando seu primeiro título no torneio. Na França, o ex-tenista celebrou o feito.
Guga ganhou visibilidade mundial em 1997, ao conquistar, pela primeira vez, o grand slam Roland Garros, na França - foto: Eric Feferberg/AFP Em 2000, Guga conquistou Roland Garros pela segunda vez na carreira. - foto: AP Photo/Lionel CironneauEm 2001, o brasileiro conquistou o tri em Roland Garros e agradeceu a torcida com um coração desenhado na quadra - foto: Jean-Paul Pelissier/ReutersEm dezembro de 2000, Guga venceu o americano Andre Agassi, faturou o Masters Cup e se tornou o tenista número 1 do mundo. - foto: (AP Photo/Gael CornierAgassi e Guga voltaram a se enfrentar 10 anos após a final do Masters Cup. Na ocasião, Kuerten vencia o americano e se tornava o tenista numero 1 do mundo. - foto: Bruno Domingos/ReutersGuga após o jogo exibição com Agassi, em dezembro de 2010, no Rio de Janeiro. - foto: Bruno Domingos/ReutersO tenista também foi condecorado com a Cruz do Mérito Desportivo em 2010 - foto: Adauto Cruz/CB/D.A Press Em 2008, Guga foi homenageado em Roland Garros. Brasileiro abandonou o tênis neste ano. - foto: Regis Duvignau/ReutersKuerten quase sempre manteve seu visual clássico: a cabeleira. - foto: Eric Gaillard/ReutersEm 2004, Guga comemorou um título dentro do Brasil. Venceu o Brasil Open na Costa do Sauípe. - foto: AP Photo/Andre PennerNa edição, Kuerten era a verdadeira estrela do torneio. - foto: Paulo Whitaker/ReutersEm Auckland, em 2003, o brasileiro conquistou mais um de seus títulos. - foto: Terry Maddaford/ReutersO adeus veio em 2008. Após ser eliminado no Brasil Open, Guga se emocionou ao se despedir do esporte e lembrou que não jogava mais porque "não conseguia". - foto: Marcelo Ruschel/POA Press
"Estou aqui comemorando os 25 anos do título de Roland Garros. Relembrando aquela alegria do primeiro título. Foram duas semanas em que minha vida virou de cabeça para baixo. A zebra estava solta aqui em Paris, e de verde e amarelo, né", disse Guga, em vídeo especial.
Guga ocupava o 66º lugar no ranking da ATP e tinha apenas 20 anos, na época. Experiente, o adversário espanhol já era bicampeão na competição e acumulava 14 títulos de ATP.
No entanto, nada disso foi capaz de impedir a façanha do brasileiro, que já havia passado pelos campeões Thomas Muster e Yevgeny Kafelnikov na terceira rodada e quartas de final, respectivamente. Na final, Guga teve grande atuação e derrotou Bruguera em sets diretos, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2, em pouco menos de duas horas de partida.
No saibro de Roland Garros, ele voltou a ser campeão duas vezes: 2000 e 2001. Ele esteve presente na final da última edição, entre Rafael Nadal e Casper Ruud, e foi ovacionado e aplaudido de pé pela torcida que estava no local. Na decisão, Nadal faturou seu 22º Grand Slam na carreira, o 14º no torneio da França.