Foi o primeiro confronto entre ambos, que somavam um título de ATP cada. Ruud já havia erguido a taça em Buenos Aires, em 2020. Já Shapovalov tentava ganhar um troféu há mais tempo. Venceu o ATP de Estocolmo, na Suécia, em 2019.
Com a queda do suíço Roger Federer na estreia em Genebra, Shapovalov e Ruud eram os favoritos, pois entrarem como cabeças de chave 2 e 3, respectivamente. Confirmaram a força e fizeram um final dura e equilibrada.
A prova vem nos números do confronto final. O primeiro set foi sem quebras de serviço até o 6/6. No tiebraker, o norueguês levou a melhor quando estava 7/6 e fechou o game com 8/6. No segundo set, Ruud aproveitou a única chance de quebra que teve para fechar o jogo em 6/4.
Contando a semifinal diante do espanhol Pablo Andujar e a decisão com o canadense, Ruud conseguiu a proeza de não oferecer um break point sequer aos oponentes, mostrando força no saque e ótimo trabalho nos games em que sacou. Semifinalista em Montecarlo e Madri, ergue sua primeira taça do ano.