Djokovic começou muito mal a partida. Logo no primeiro game, viu Tsitsipas quebrar seu serviço. Voltaria a perder o saque no 1/4. Devolveu logo a seguir, mas depois trocaram pontos até o grego fechar em 6/4. O grego aproveitou bem os break points.
Precisando reagir, Djokovic seguiu não conseguindo se impor na partida e também levou um susto no começo do segundo set. Sacou em 1 a 1 e viu Tsitsipas levar a melhor na disputa. Ficou atrás com 1/3 e 2/4 até devolver a quebra e empatar em 4 a 4.
Jogou a pressão para o outro lado ao chegar em 6/5. No saque, Tsitsipas teve quatro chances de igualar o placar. Não fechou e viu Djokovic empatar o confronto em 1 a 1 aproveitando a primeira chance de quebra.
O set decisivo mais uma vez começou com cara de zebra em Roma. Tsitsipas abriu logo 3 a 1, mostrando que queria muito eliminar o número 1 do mundo. Porém, o sérvio mostrou frieza e virou para 4 a 3. Após o 4 a 4, o jogo virou sucessão de quebras. Melhor para Djokovic, que levou a melhor no saque do grego duas vezes e garantiu novo 7 a 5.
O sérvio nem terá tempo de descanso. Ele deve voltar à quadra ainda neste sábado para jogar a semifinal. O rival sai entre italiano Lorenzo Sonego e o russo Andrey Rublev, que também tiveram o jogo de sexta-feira adiado pela chuva.