Derrotada por Halep no torneio em 2019, Swiatek, atual 54ª do mundo, venceu a vice-líder do ranking da WTA com muita autoridade. Sem dar chances à romena, a jovem polonesa dominou o jogo, tornou a partida fácil e se classificou pela primeira vez às quartas de final de um Grand Slam.
Desde o Aberto da Austrália deste ano, no qual foi derrotada na semifinal pela espanhola Garbiñe Muguruza, Halep havia vencido todas as suas 17 partidas seguintes, sendo 13 delas após a pausa do circuito por conta da pandemia de coronavírus. A romena também vinha embalada pelas conquistas dos Torneios de Dubai, Praga e Roma, os últimos dois no saibro.
Campeã de Roland Garros em 2018, Halep buscava o bicampeonato. O título da competição recolocaria a experiente tenista na liderança do ranking da WTA, posto que ocupou até o início do ano passado e que hoje é ocupado pela australiana Ashleigh Barty, vencedora da do Grand Slam parisiense em 2019, e que não terá pontos descontados apesar de sua ausência por conta da pandemia do coronavírus.
Nas quartas, Swiatek vai enfrentar a italiana Martina Trevisan, número 159 do mundo, e que protagonizou a outra surpresa deste domingo ao derrotar a holandesa Kiki Bertens, oitava no ranking e cabeça de chave número 5 da competição, por 2 sets a 0, com duplo 6/4 e 6/4.