No único confronto que tinha acontecido entre os dois, no ATP 250 de São Paulo, Nadal teve mais trabalhou e venceu de virada. Na partida de Barcelona, o espanhol começou tranquilo e chegou a abrir uma vantagem de 3/0. Aos poucos, o adversário foi encostando, mas não chegou a ameaçar.
Na segunda parcial, a situação foi ainda mais fácil. O argentino só conseguiu pontuar no segundo game do jogo. Sem conseguir marcar, Berlocq só ofereceu resistência no oitavo e último ponto, quando salvou cinco match-points.
Na próxima partida, Nadal enfrentará o vencedor do confronto entre o francês Benoit Paire e o espanhol Pablo Andujar. Quem também se classificou nesta terça-feira foi o canadense Milos Raonic, que bateu o francês Edouard Roger-Vasselin, por 6/4 e 6/2. Nas oitavas, Raonic enfrentará Ernests Gulbis.
Juan Monaco, cabeça de chave 7, entrou em quadra e venceu o australiano Bernard Tomic, por 6/0 e 6/2, e terá pela frente o francês Jeremy Chardy. O espanhol Tommy Robredo passou por Grigor Dimitrov, com parciais de 7/5 e 6/1, mas terá um grande desafio na próxima fase: o tcheco Tomas Berdych, cabeça de chave 3.