Superesportes

ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS

Eliminatórias: Brasil goleia no Maracanã, continua invicto e complica Chile

Em provável despedida em casa antes da Copa do Mundo, Seleção Brasileira faz a festa da torcida ao aplicar goleada de 4 a 0

Gazeta Press
Vini Jr. comemora com Neymar: Brasil atropelou o Chile com Maracanã lotado - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil manteve a invencibilidade nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Na noite desta quinta-feira, a Seleção Brasileira derrotou o Chile por 4 a 0, no Maracanã, pela 17ª rodada. Neymar, Vinicius Jr., Coutinho e Richarlison anotaram os gols.



Com o resultado, a equipe do técnico Tite, que já está classificada para o Mundial do Catar, foi a 42 pontos, na liderança da competição. Já a Roja caiu para sétima, com 19, dois a menos que o Peru, primeira seleção dentro da zona de classificação.

O Brasil volta a campo agora na terça-feira, às 20h30 (de Brasília), quando visitará a Bolívia, pela última rodada das Eliminatórias. O Chile, por sua vez, recebe o Uruguai, no mesmo dia e horário.

O JOGO


Empurrada por mais de 69 mil pessoas, a Seleção dominou a primeira etapa, mas encontrou dificuldades para furar a forte marcação adversária. A primeira grande chance saiu aos 22 minutos. Neymar cruzou na área e Thiago Silva desviou de cabeça para boa defesa de Bravo.



Na sequência, Antony aproveitou a sobra na direita e finalizou forte na rede pelo lado de fora. Aos 38, Arana arriscou de longe e colocou o goleiro chileno para trabalhar mais uma vez.

Já aos 40, Neymar foi derrubado por Isla na área, e árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o próprio camisa 10 mandou para as redes e saiu para o abraço.

Vargas e Guilherrme Arana tiveram batalha de atleticanos no Maracanã, com vantagem do brasileiro - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

E não demorou para o Brasil ampliar. Aos 45, Bravo errou na saída e mandou a bola nos pés de Antony, que deu ótimo passe para Vinícius Jr. O atacante, então, invadiu a área e tocou na saída do arqueiro para marcar o seu primeiro gol com a Amarelinha.

Na volta do intervalo, o Chile acordou. Com apenas um minuto, Montecinos passou por Arana e cruzou para Vidal descontar. O tento, no entanto, foi anulado após o VAR flagrar impedimento do meia.

A resposta dos mandantes saiu aos 11. Depois de ótima jogada coletiva, Antony saiu cara a cara com Bravo e tentou um toque de cobertura. No meio do caminho, Baeza deu um chutão para evitar que a bola entrasse.



Já aos 26, nada impediu o terceiro gol brasileiro. Antony foi lançado em profundidade e foi derrubado por Bravo. O árbitro, então, assinalou mais um pênalti. Na cobrança, Coutinho deslocou o goleiro e ampliou.

Aos 45, ainda deu tempo de mais um. Richarlison foi acionado na direita, cortou para o meio e bateu no cantinho para anotar um belo gol e fechar a goleada.

Philippe Coutinho e Richarlison entraram no segundo tempo e deixaram a marca - Foto: Carl de Souza/AFP

BRASIL 4 x 0 CHILE


BRASIL
Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Guilherme Arana; Casemiro (Bruno Guimarães), Fred (Fabinho), Lucas Paquetá (Coutinho); Antony (Richarlison), Neymar e Vini Jr (Martinelli)
Técnico: Tite

CHILE
Bravo; Isla, Roco (Montecinos), Medel, Paulo Díaz; e Suazo; Baeza (Ronnie Fernández), Vidal e Aránguiz (Pavez); Sánchez e Vargas (Meneses)
Técnico: Martín Lasarte

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24 de março de 2022, segunda-feira
Horário: às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodrigues (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Cartões amarelos: Paquetá, Casemiro, Neymar, Vini Jr. (Brasil); Paulo Diaz, Medel (Chile)
GOLS: Neymar, aos 43, Vinicius Jr., aos 45min do 1ºT; Coutinho, aos 36, e Richarlison, aos 45min do 2ºT