Após três meses sem jogar, Neymar voltou a atuar pela Seleção Brasileira e participou dos dois gols no empate por 2 a 2 no amistoso com a Colômbia, na noite desta sexta-feira. O atacante cobrou escanteio para Casemiro abrir o placar e depois aproveitou cruzamento de Daniel Alves para marcar o segundo. Do lado colombiano, Muriel marcou duas vezes no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos.
Neymar agora tem 61 gols marcados pela Seleção Brasileira e está a cinco de igualar Zico, terceiro maior artilheiro do time verde e amarelo. Pelé é o artilheiro máximo, com 95 bolas na rede, e Ronaldo está em segundo, com 67.
No amistoso desta sexta-feira, o camisa 10 ainda sofreu um pênalti não marcado pelo árbitro americano Ismail Elfath. Aos 28 minutos do segundo tempo, ele foi empurrado por Sánchez dentro da área, mas o juiz marcou tiro de meta. O jogo não teve o auxílio do VAR (árbitro de vídeo, na sigla em inglês).
O amistoso contra a Colômbia foi a primeira partida do Brasil depois do título da Copa América conquistado em julho. Neymar não participou da competição por causa da lesão no tornozelo direito sofrida contra o Catar, no dia 5 de junho. Desde então, o atacante se recuperou, mas não atuou pelo Paris Saint-Germain, da França. Ele queria se transferir para o Barcelona, da Espanha, mas os clubes não chegaram a um acordo.
Após voltar a jogar pela Seleção Brasileira, fica a expectativa de Neymar ser utilizado pelo técnico Thomas Tuchel no PSG. Ele ainda não foi relacionado para alguma partida neste início de temporada europeia e chegou a ser xingado pela torcida do clube francês.
Neymar recebe abraço de Tite depois de deixar a marca: confiança do chefe - Foto: Lucas Figueiredo/CBF
O jogo
Bancado por Tite mesmo com os três meses sem atuar, Neymar cobrou escanteio pela direita na medida para Casemiro abrir o placar aos 19 minutos do primeiro tempo. A festa brasileira durou pouco. Muriel empatou aos 25, em cobrança de pênalti, e fez o da virada aos 34. Em ambos, o lateral-esquerdo Alex Sandro contribuiu: primeiro cometeu o pênalti e depois chegou atrasado no lance.
Para o segundo tempo, as duas seleções voltaram sem mudanças. O Brasil pressionou nos primeiros minutos e alcançou o empate aos 13 minutos, quando Coutinho enfiou linda bola para Daniel Alves, que cruzou e viu Neymar completar para o fundo da rede.
A Seleção Brasileira manteve o ímpeto ofensivo e continuava sem mudanças, enquanto a Colômbia passou a fazer substituições. A primeira mexida verde e amarela só foi acontecer aos 34, com a estreia de Bruno Henrique na vaga de Coutinho.
Das seis mudanças permitidas, Tite realizou apenas três, enquanto a Colômbia utilizou todas. A entrada e saída dos jogadores travou a partida nos minutos finais, e o amistoso terminou mesmo empatado nos Estados Unidos.
Na próxima terça-feira, em Los Angeles, em seu segundo amistoso depois da conquista da Copa América, a Seleção Brasileira vai enfrentar o Peru, a partir de meia-noite da madrugada de terça para quarta (no horário de Brasília).
BRASIL 2 x 2 COLÔMBIA
BRASIL
Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho (Bruno Henrique); Richarlison (David Neres), Neymar e Firmino (Paquetá)
Técnico: Tite
COLÔMBIA
Ospina; Medina (Orejuela), Mina, Sánchez e Tesillo; Barrios, Uribe (Lerma) e Cuadrado (Moreno); Roger Martínez (Luis Díaz), Muriel (Berrío) e Zapata (Borré)
Técnico: Carlos Queiroz
Local: Hard Rock Stadium, em Miami (EUA)
Data: sexta-feira, 06 de setembro
Árbitro: Ismail Eifath (EUA)
Cartão amarelo: Casemiro
GOLS: Casemiro, 19, Muriel, aos 25min do 1ºT; Neymar, aos 13, e Muriel, 34min do 2ºT
.