Neste curto período desde o dia 6 de julho de 2018, foram 7 acontecimentos marcantes. Começou com a derrota nas quartas de final da Copa da Rússia, na derrota por 2 a 1 para a Bélgica, com o fim do sonho do sexto título mundial da Seleção Brasileira.
A situação para Neymar ficou mais complicada em 2019. No dia 23 de janeiro, ele sofreu uma nova contusão no quinto metatarso do pé direito, em jogo contra o Estrasburgo, pela Copa da França. A lesão tirou o atleta dos jogos decisivos do PSG na Liga dos Campeões.
Mesmo lesionado, as polêmicas seguiram para Neymar. Em 6 de março, usou as redes sociais para criticar a arbitragem da eliminação do PSG na Champions League contra o Manchester United. A atitude lhe rendeu 3 jogos de suspensão na próxima edição da competição.
Alguns dias depois, viu um novo capítulo da investigação fiscal de sua passagem pelo Barcelona, desta vez em relação à ampliação de contrato com o clube catalão. Em sua volta aos gramados, no dia 28 de abril, um grave problema na decisão da Copa da França.
Finalmente, no mês de junho, os dois acontecimentos recentes. No dia 1º de junho, vaza a acusação de estupro feita por Najila Trindade, que o encontrou em Paris. Quatro dias, depois de uma incrível repercussão do caso com a modelo, Neymar sofre uma contusão no tornozelo no amistoso contra o Catar, em Brasília. Examinado, foi cortado da Copa América..