Richarlison foi um dos principais destaques do América na Série B 2015 (Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
O atacante Richarlison, do Everton da Inglaterra, integrará o elenco da Seleção Brasileira na Copa América. O jogador está entre os 23 convocados pelo técnico Tite, nesta sexta-feira, para a disputa do torneio continental, que começará a ser disputado em junho. Ex-América, o jovem, de 22 anos, será o único do grupo com passagem pelo futebol mineiro.
Oriundo da base do América, Richarlison chegou ao CT Lanna Drumond em outubro de 2014 e ficou até dezembro de 2015, quando foi vendido ao Fluminense por R$ 10 milhões (50% dos direitos econômicos). Em 2017, transferiu-se para a Inglaterra para jogar no Watford. Teve boas atuações pelo clube de Hertfordshire, o que rendeu uma transferência milionária de 40 milhões de euros (por volta de R$ 223 milhões) ao Everton, em 2018.
Richarlison disputou 38 partidas pelo clube de Liverpool. Ao lado do meia islandês Gylfi Sigurdsson, o atacante brasileiro foi o artilheiro do Everton na temporada 2018/19, com 14 gols.
América comemora convocação
A convocação de Richarlison para a Copa América foi festejada pelos perfis do América nas redes sociais.
Cria da base americana, Richarlison foi convocado para a disputa da @CopaAmerica. É o #DNAFormador americano, mais uma vez, presente na seleção brasileira!
Sucesso e boa sorte rumo ao título! %uD83D%uDC4A%uD83C%uDFFD%uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 pic.twitter.com/C5Qg5gO402
O lateral-direito Danilo, também revelado pelo América, estava entre os cogitados a ser convocado por Tite, mas ficou de fora. O jogador foi campeão inglês pelo Manchester City e está na final da Copa da Inglaterra. O brasileiro atuou pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo, na Rússia.
Dedé
O zagueiro Dedé, do Cruzeiro, também tinha seu nome ventilado entre os convocados para a Copa América. O jogador atuou pela Seleção Brasileira sob comando do técnico Tite em dois amistosos em 2018: apenas 10 minutos na vitória por 2 a 0 sobre o Estados Unidos, e o primeiro tempo da goleada por 5 a 0 sobre o El Salvador.
Na atual temporada, Dedé ainda é um dos principais destaques do Cruzeiro. No empate por 1 a 1 do clube mineiro com o Fluminense, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o zagueiro teve uma atuação muito segura, sendo um dos melhores jogadores em campo.
Convocados para Copa América
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Cássio (Corinthians);
Laterais: Daniel Alves (Paris Saint-Germain), Fagner (Corinthians), Alex Sandro (Juventus), Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Zagueiros: Miranda (Internazionale), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Marquinhos (Paris Saint-Germain) e Éder Militão (Porto);
Meio-campistas: Allan (Napoli), Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Lucas Paquetá (Milan) e Philippe Coutinho (Barcelona);
Atacantes: Neymar (Paris Saint-Germain), Richarlison (Everton), Everton (Grêmio), David Neres (Ajax), Gabriel Jesus (Manchester City) e Roberto Firmino (Liverpool).