Principal palco do futebol mineiro, o Estádio Mineirão já está com aproximadamente 67% das obras de modernização concluídas visando à Copa das Confederações, em 2013, e à Copa do Mundo, em 2014. Internamente, a construção das arquibancadas inferiores está bem adiantada. Segundo a Secopa, 71% do setor foi executado e 98% das peças pré-moldadas estão fabricadas.
Quanto à cobertura, a execução segue o projeto original, com avanço na instalação das treliças (estruturas em aço). A concepção da nova cobertura foi feita pela empresa Engeserj. As estruturas são de fabricação norte-americana, empregadas também no estádio de Durban, na África do Sul.
Externamente, a esplanada, área de convivência ao redor do estádio e que terá sua extensão até o Mineirinho, tem 99% das peças prontas e está em fase final, com 95% delas instaladas. O local, com 80 mil m2, terá capacidade para receber 65 mil pessoas.
Já o estacionamento, que ficará em um espaço inferior, tem 60% das obras de execução concluídas.
Polêmica das cadeiras
O consórcio Minas Arena, responsável pelas obras do Mineirão, ainda não tem a certificação que atesta que os dois mil assentos comprados da empresa Rhodes não são inflamáveis. De acordo com a Secopa, o Mineirão instalará apenas cadeiras que cumpram o nível de exigência da Fifa. O laudo está sendo providenciado pela Minas Arena.
Números do Mineirão
67% da obra concluída
2.700 operários em campo
99% das peças para construção da esplanada (pré-moldados) estão prontas
Cerca de 95% das peças já instaladas
71% da arquibancada inferior concluída
98% das peças pré-moldadas das arquibancadas já foram fabricadas
90% das instalações do novo fosso de segurança concluídas