O sonho de lutar no UFC, o maior evento de MMA do mundo, pode parecer distante para muitos atletas mineiros em início de carreira. Para chamar a atenção do mercado internacional, normalmente é preciso colecionar vitórias contundentes em organizações menores pelo país. Mas para aqueles que participam do Federação Fight, o maior show de lutas de Minas Gerais, esse desejo costuma ficar mais próximo. Ao menos é o que mostra o retrospecto de atletas que chegaram ao UFC nos últimos anos: o meio-pesado Vitor Petrino, a peso-palha Luana Pinheiro e a peso-pena Norma Dumont. Esses três lutadores tiveram importantes vitórias no Federação Fight antes do Ultimate Fighting Championship.
Neste sábado (15/4), o público que comparecer à academia Body Energy, unidade Dona Clara, para o Federação Fight 15 terá a chance de ver de perto diversos atletas de elevado nível técnico que também podem figurar em breve no UFC.
Maior especialista em esportes de combate de Minas, o jornalista Rafael Lavô avalia que o Federação Fight se tornou um evento com a fama de revelar atletas para o UFC e outras organizações internacionais porque se preocupa em dar oportunidade ao MMA amador, sem distinção ou privilégio a qualquer equipe. Com mais de uma década acompanhando lutas de diversas modalidades em todo o Estado, Lavô assumiu recentemente o desafio de ser o matchmaker do Federação Fight. Ele agora é o responsával por definir quais atletas vão se enfrentar.
"O Federação Fight desde a primeira edição tem a preocupação com o amador. Isso incentiva o atleta que está começando. O evento também sempre abriu as portas para todas as equipes, isso faz com que a organização possa revelar mais atletas", destaca.
"E mesmo quando o Federação começou a produzir edições maiores com atletas profissionais, o evento nunca deixou de lado o amador. Muitos atletas que começaram no amador desejavam então se profissionalizar e depois continuaram lutando no evento", completa.
Idealizado pelo jornalista Ricardo Carlini, gerente da TV Alterosa, o Federação Fight também se destaca por ser um projeto social com a inserção de crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes em BH através das artes marciais.
Confira o card completo do Federação Fight 15:
MMA Profissional
Luiz Fabiano (Furacão Team) x Ryan Gandra (Flávio Baiano) - 84kg
Geovana Maldita (MSP) x Tayna Trator (Team Malayka) - 61kg
Wagner Reis (Team Borracha) x Cristofer Silva (Team Cyborg/Uberlândia) - 57kg
LeandroThe Punisher (Ribas Family) x Alisson Machado (Flávio Baiano) - 66kg
Carlos Sena (Libertas EC) x Abrahão (TF Team) - 93kg
Dany Blue (Templo da Luta) x Thais Caroline (Blindado Team) - 66kg
Gustavo Rocha (Alcateia MMA) x Leandro Soares (Flávio Baiano) - 84kg
Pedro Rocha (Templo da Luta) x Wesley Duracell (Tchaco Fight Team) - 59kg
MMA Amador
Caio Dominguez (Borracha Team) x Gabriel Toddynho (Flavio Baiano) - 57kg
Denner Fenômeno (The Cage) x Rafael Savio (Alemão Fight Team) - 66kg
Matheus Ferreira Bebezão (CT Luiz Team) x Jeferson Próprio (Alex Silva Team/Academia Trainner) - 84kg
Rick Alves (Impacto Fight Club) x Marcone Gomes (Jhemerson Team) - 61kg
Leandro Gustavo (Matos BJJ) x Felipe Morais (Team Borracha) - 70kg
Valber dos Santos (Impacto Fight Team) x Ítalo Amaral (Nova União Big Fighters) - 61kg
Marcos Alves (CT Luiz Team) x Lucas Faccio (Jhemerson Team) - 66kg
Vitor (Impacto Fight Club) x Wesley Bruno Silva (Tchaco Fight Team) - 80kg