Principal contratação da Professional League Fighters (PFL) para a temporada, Fabricio Werdum foi a grande atração da terceira edição do evento em 2021, nesta quinta-feira, em Atlantic City (EUA). O gaúcho, no entanto, largou com derrota na disputa por vaga nas semifinais do torneio dos pesos pesados. Em luta polêmica, o Vai Cavalo foi nocauteado por Renan Problema logo no primeiro round.
Ex-campeão do UFC na categoria, Werdum partiu para cima e aplicou a queda no começo. O Vai Cavalo ficou por cima, mas Renan Problema fez a raspagem. O gaúcho buscou o triângulo e estava com a finalização encaixada, mas o adversário resistiu e soltou vários golpes, obrigando o ábitro Keith Peterson a interromper o confronto aos 2min32 do primeiro round.
Ainda no decágono do PFL, Werdum questionou a arbitragem e alegou que o adversário teria sinalizado a desistência com dois tapas nas costas. O Vai Cavalo disse que sentiu o sinal e afrouxou a pressão no triângulo. O árbitro, no entanto, continuou a luta. Renan Problema acertou fortes marretadas e conquistou o triunfo por nocaute técnico.
Inconformado com a decisão do árbitro, Werdum deixou o cage em forma de decágono e se dirigiu ao presidente do PFL, Ray Sefo, explicando que o adversário havia desistido. O Vai Cavalo pediu a checagem em vídeo e reviu o lance. Em seguida, ele fez uma declaração diante da câmera na transmissão do evento.
"Acho que todo mundo viu a luta, ele bateu. Tenho que respeitar o meu oponente, não quero quebrar o braço dele, então larguei. Mas ele continuou me batendo. Isto é um tapa para mim. Luto há 23 anos, quando ele bate desse jeito, eu tenho que parar. Na minha cabeça, tinha terminado, por isso parei. Ele sabe que bateu também. Mas tudo bem", declarou o gaúcho.
Com o resultado, Renan Problema, atleta da Team Nogueira, largou com seis pontos na disputa da temporada regular da PFL em 2020. Werdum, por outro lado, ficou com zero. Serão mais três torneios nos pesos pesados, até a definição dos quatro melhores - que somarem maior pontuação - que disputarão as semifinais, com cruzamento olímpico: 1º x 4º, 2º x 3º.
Bicampeã olímpica brilha
Atual campeã da PFL no peso leve, Kayla Harrison mostrou que vai brigar por mais um título nesta temporada. A ex-judoca campeã olímpica em Londres (2012) e no Rio de Janeiro (2016), não tomou conhecimento da adversária, a brasileira Mariana Morais, no coevento principal da noite, e venceu por nocaute técnico no primeiro round.
Kayla Harrison mostrou o jogo agressivo, levou a brasileira para grade e aplicou a queda. A norte-americana caiu com a guarda passada, ficou na montada e soltou a mão na rival, obrigando o árbitro a interromper a luta logo a 1min23 do round inicial.
Outra brasileira, Larissa Pacheco, que já passou pelo UFC e perdeu a final da PFL nos leves em 2019 justamente para Kayla Harrison, também começou bem nesta temporada. A paraense derrotou a montenegrina Julija Pajic por nocaute técnico logo aos 51seg de luta, na abertura do card principal.
A exemplo de Kayla Harrison, Larissa Pacheco somou seis pontos com a vitória no primeiro round. As duas largaram na frente das rivais na disputa pela classificação às semifinais nesta temporada. Kaitlin Young e Genah Fabian, que ganharam por decisão unânime dos juízes, têm três pontos cada uma.
Resultados da PFL #3
CARD PRINCIPAL
Renan Problema venceu Fabricio Werdum por nocaute técnico a 2m32s do primeiro round
Kayla Harrison venceu Mariana Morais por nocaute técnico a 1m23s do primeiro round
Brandon Sayles venceu Mohammed Usman por finalização técnica aos 3m42s do segundo round
Larissa Pacheco venceu Julija Pajic por nocaute técnico aos 51seg do primeiro round
CARD PRELIMINAR
Bruno Cappelozza venceu Ante Delija por nocaute aos 46seg do primeiro round
Kaitlin Young venceu Cindy Dandois por decisão unânime (triplo 30-27)
Genah Fabian venceu Laura Sanchez por decisão unânime (triplo 30-27)
Denis Goltsov venceu Muhammed DeReese por nocaute técnico aos 4m21s do primeiro round
Taylor Guardado venceu Helena Kolesnyk por decisão unânime (29-27, 30-26, 30-26)
Magomed Umalatov venceu Kyron Bowen por nocaute aos 7seg do segundo round