Superesportes

UFC

Ex-campeão, Rafael dos Anjos mira cinturão e duelo contra McGregor no UFC

Brasileiro volta ao peso leve contra rival contratado às pressas

Redação
Rafael dos Anjos volta ao peso leve em busca de recomeço e com cinturão na mira - Foto: UFC/Twitter
Ex-campeão peso leve (70kg), Rafael dos Anjos retorna ao UFC neste sábado, com a expectativa de recomeçar uma trajetória positiva, de olho em nova chance pelo cinturão. O lutador nascido em Niterói encara o americano Paul Felder, no confronto principal do UFC Fight Night em Las Vegas. O evento terá início às 18h, de Brasília, com os confrontos mais importantes começando por volta de 21h. O Combate transmitirá na íntegra, enquanto o SporTV3 exibirá as três primeiras apresentações da noite. 



Aos 36 anos, Rafael dos Anjos não luta desde janeiro passado, quando perdeu para Michael Chiesa, por decisão unânime. Foi a segunda derrota do brasileiro, que vinha de revés ante Leon Edwards, também por pontos, em julho de 2019. Depois dos tropeços nos meio-médios (77kg), Dos Anjos voltou aos leves e enfrentaria o russo Islam Makhachev, que deixou o card a poucos dias do evento e foi substituído às pressas pelo veterano Paul Felder.

Com a aposentadoria precoce do russo Khabib Nurmagomedov, após defender três vezes o cinturão da categoria, Rafael dos Anjos projeta nova chance para disputar o título e chegar ao topo da divisão. Ele foi campeão em 2015, quando bateu Anthony Pettis, e se manteve no topo ante Donald Cerrone. Em 2016, no entanto, o brasieiro foi batido por Eddie Alvarez e deixou a cinta. 

Além de mirar o cinturão dos leves, Dos Anjos projeta duelo contra velho conhecido, Conor McGregor. O irlandês deixará a aposentadoria, anunciada em junho, para revanche contra Dustin Poirier, em janeiro de 2021, no UFC 256. Com isso, o brasileiro espera encontrar o Notorious no octógono, já que a luta entre os dois, que seria em 5 de março de 2016, mas o niteroiense teve fratura no pé e cancelou o confronto. 




"Acho que todos esses lutadores que estão no top 5 foram campeões interinos: o Tony Ferguson foi interino, o Dustin Poirier, o Gaethje, e esses caras, com exceção do Tony Ferguson, foram finalizados pelo Khabib. Não foi luta dura, foram simplesmente finalizados. Acho que eu e o Conor McGregor somos os últimos realmente campeões da categoria", avaliou Dos Anjos. 

"Lógico, o foco é totalmente no Felder agora, mas voltando bem, em grande estilo, provando que estou bem no peso-leve, pode dar uma alavancada boa. Com esse argumento, acho que uma luta com o Conor pode ser uma boa", frisou o ex-campeão, em entrevista ao Combate. "Todo mundo quer lutar com o Conor McGregor! É uma luta que tenho engasgada comigo, porque estou indo para a minha 30ª luta no UFC e nunca cancelei nenhuma por lesão, foi a única", acrescentou.

Rafael dos Anjos revelou dias de tensão quando soube que Islam Makhachev deixara o card. Ele disse, inclusive, que o UFC deste sábado até correu risco de cancelamento, até que Paul Felder, mesmo faltando apenas cinco dias para o evento, aceitou a substituição. A gente ficou sabendo que, se não tivesse a luta, o evento cairia! Foi uma benção o Paul Felder ter aceitado a luta, um cara mais bem ranqueado. O Makhachev é canhoto e um wrestler, o Paul Felder destro e striker, mudou um pouco, mas na hora ali luta é luta e vai dar tudo certo", enfatizou.  

UFC Fight Nigth: Felder x Dos Anjos 


Sábado, 14 de novembro

UFC Apex, em Las Vegas

Horário (de Brasília): card principal (21h); card preliminar (18h)

CARD PRINCIPAL

Paul Felder x Rafael dos Anjos
Abdul Razak Alhassan x Khaos Williams
Julian Marquez x Saparbeg Safarov
Kay Hansen x Cory McKenna
Antônio Arroyo x Eryk Anders
Brendan Allen x Sean Strickland
CARD PRELIMINAR

Ashley Yoder x Miranda Granger
Alex Morono x Rhys McKee
Louis Smolka x José Alberto Quiñonez
Randa Markos x Kanako Murata
Tony Gravely x Geraldo de Freitas
Don'Tale Mayes x Roque Martinez