O clima de rivalidade estourou de vez entre Israel Adesanya e Paulo Borrachinha. Nas encaradas da pesagem do UFC 253, nesta sexta-feira, em Abu Dhabi, o campeão peso médio e o desafiante se provocaram ao ficarem frente a frente, e o chefão Dana White precisou intervir para manter distância entre os dois. Ele pediu para que os seguranças retirassem os desafetos do palco.
A tensão entre Adesanya e Borrachinha foi uma amostra do que será o combate principal deste sábado, na Ilha da Luta, pelo título da categoria até 84kg. O evento terá início às 20h (de Brasília), com abertura do card preliminar. Os confrontos principais têm horário previsto para as 23h (de Brasília). O UFC 253 será transmitido pelo Canal Combate, enquanto o SporTV 3 anunciou a exibição das duas primeiras lutas da noite.
Dana White teve trabalho para conter os ânimos e precisou da ajuda de seguranças - Foto: Reprodução/UFC
Borrachinha foi o primeiro a subir à balança nesta sexta-feira, até para mostrar que estava tranquilo em relação ao corte de peso, algo que muitos questionavam, inclusive o próprio Adesanya. O mineiro cravou 83,9kg, no limite para disputar o cinturão dos médios. O campeão surgiu logo em seguida e bateu 83,5kg, confirmando o duelo principal do UFC 253.
Na encarada o clima esquentou. Borrachinha exibiu uma faixa preta de jiu-jítsu na cintura e jogou outra na cor branca no chão, onde estava o africano. Adesanya reagiu com fúria, atirou o apetrecho em direção ao mineiro, e os dois partiram para cima. Com isso, Dana White interveio para separá-los e até evitando um confronto antes da hora.
Além de Dana White, seguranças do UFC agiram para conter os ânimos. Adesanya ensaiou posição de ataque em referente ao filme Karatê Kid, com os braços e as pernas. Como a encarada não pôde ser realizada por muito tempo, o presidente da franquia pediu para que os lutadores fossem retirados do palco. O mineiro ergueu os braços diante das câmeras, antes de deixar o local.
Na encarada entre os coprotagonistas do evento, prevaleceu a calmaria. Dominick Reyes e Jan Blachowicz alcançaram o mesmo peso, 93kg para cada um, e confirmaram o duelo pelo cinturão dos meio-pesados, vago desde a saída de Jon Jones da divisão. Os dois se olharam com seriedade, mas evitaram provocações.
Os demais brasileiros escalados para o UFC 253 também passaram bem pela balança. A manauara Ketlen Vieira, que enfrentará Sijara Eubanks na categoria dos galos (61,7kg), usou as libras extras permitidas para bater o peso, a exemplo da norte-americana. Nos leves (70,8kg), Alex Leko alcançou o limite, o mesmo ocorrendo com o adversário, Brad Riddell.
Na luta coprincipal, Dominick Reyes e Jan Blachowicz disputam posto de 'herdeiro' de Jon Jones - Foto: Reprodução/UFC
UFC 253
Sábado, 26 de setembro
Horário: card preliminar (20h); card principal (23h)
Ilha da Luta, Abu Dhabi, Emirados Árabes
Transmissão: Canal Combate (na íntegra) e SporTV 3 (duas primeiras lutas da noite)
Card principal
Israel Adesanya (83,5kg) x Paulo Borrachinha (83,9kg) - cinturão peso médio
Dominick Reyes (93kg) x Jan Blachowicz (93kg) - cinturão meio-pesado
Kai Kara-France (57,2kg) x Brandon Royval (57,2kg)
Ketlen Vieira (61,7kg) x Sijara Eubanks (61,7kg)
Hakeem Dawodu (65,8kg) x Zubaira Tukhugov (68kg) *
Card preliminar
Brad Riddell (70,8kg) x Alex da Silva (70,8kg)
Diego Sanchez (77,1kg) x Jake Matthews (77,1kg)
Shane Young (66,2kg) x L'udovit Klein (68kg) **
William Knight (93kg) x Aleksa Camur (93,4kg)
Juan Espino (115,7kg) x Jeff Hughes (117kg)
Khadis Ibragimov (93,4kg) x Danilo Marques (93,4kg)
* ** Os lutadores não bateram o peso e foram punidos com perda de parte da bolsa. O valor será revertido para os respectivos adversários