Superesportes

BELLATOR

'Lenda' russa, Fedor Emelianenko aprova revanche contra Werdum no Bellator

Russo quer descontar derrota por finalização para o brasileiro, em 2010

Redação
Fedor Emelianenko, de 43 anos: revanche com Werdum perto de acerto - Foto: Divulgação/Bellator
Depois de se despedir do UFC com vitória por finalização sobre o sueco Alexander Gustafsson, na Ilha da Luta do UFC, em Abu Dhabi, no dia 25 de julho, Fabricio Werdum se transformou em ‘agente livre’ no mercado e sugeriu revanche contra um velho conhecido: Fedor Emelianenko. ‘Lenda’ do MMA nos tempos do extinto Pride, do Japão, o russo deu sinal verde para reencontrar o brasileiro.



Fedor, de 43 anos, assinou contrato com o Bellator, organização rival do UFC, em novembro de 2016. O russo tem cinco combates pela franquia californiana, com três vitórias e duas derrotas. Na última luta, Emelianenko bateu Quinton ‘Rampage’ Jackson por nocaute técnico no primeiro round, pelo Bellator 237, em dezembro de 2019, em Saitama, no Japão.

Fedor enfrentou Werdum pelo Strikeforce, organização incorporada ao UFC no fim de 2012. A luta, em junho de 2010, terminou com vitória do brasileiro por finalização com um triângulo. Na ocasião, o russo iniciou sequência negativa de três derrotas pela franquia – ele perdeu para Antonio Pezão e Dan Henderson, ambos por nocaute técnico. 

Em entrevista ao MMA Junkie, Fedor Emelianenko disse que gostaria de revanche contra Werdum para tentar dar o troco no brasileiro. “Gostaria de lutar contra ele. Se é uma luta que os fãs estão interessados em ver ou o Bellator está interessado em fechar, eu não sei disso. Mas estou bem, tudo está bem. Nunca parei de treinar, estou treinando constantemente, esperando a próxima luta”, declarou o ex-campeão do Pride na divisão dos pesos pesados.



Como Werdum se tornou agente livre e, portanto, pode acertar com qualquer organização, já que teve o contrato encerrado com o UFC, o presidente do Bellator, Scott Coker, demonstrou desejo de contar com o Vai Cavalo. O dirigente disse que tudo dependerá da vontade do russo em ter a revanche com o gaúcho.

“Eu amo o Fabricio e é algo que realmente é uma decisão do Fedor. Uma das coisas que eu vou falar com o Fedor é: ‘Essa luta é importante para você?’ O que quer que ele diga, então nós vamos fazer acontecer. Se for uma luta importante para ele, provavelmente vamos fazê-la. Do contrário, não significa que não vamos atrás do Fabricio. A luta com ele e o Fedor seria algo que se fosse um cenário de vingança importante para Fedor em sua mente, e algo que o dvora todos os dias, então seria algo que estaríamos interessados”, reforçou o chefão do Bellator.

Veja como foi a finalização de Werdum sobre Fedor



Geração histórica


Emelianenko é da mesma geração de Werdum e é considerado um dos maiores lutadores da história das artes marciais. O russo marcou época no Pride, conquistou o título dos pesos pesados e protagonizou combates memoráveis na divisão mais valorizada dos esportes de combate. O ‘Último Imperador’, como é conhecido, tem cartel de 39 vitórias, seis derrotas e um No Contest (Sem Resultado) no MMA. Ele ainda foi profissional de judô e defendeu a Seleção Russa no sambo, conquistando quatro vezes o Mundial e uma vez o título europeu na categoria acima de 100kg.



O confronto entre Werdum e Fedor ocorreu em junho de 2010, em San José, na Califórnia. Os dois foram protagonistas do Strikeforce, e o Vai Cavalo venceu por finalização com triângulo, logo a 1min09 do primeiro round, em uma de suas principais vitórias no MMA. Enquanto o gaúcho assinou com o UFC, o russo não chegou a acordo com a principal organização de artes marciais mistas, se aposentou em 2012 e voltou à ativa em 2015.