Depois de abdicar do cinturão dos meio-pesados (93kg) do UFC, Jon Jones pretende observar o futuro da divisão que dominou na última década. Bones, que mira subir para os pesados (120kg), lançou desafio para os próximos campeões da categoria onde começou no MMA. Ele prometeu doar US$ 100 mil (RS$ 543 mil) ao primeiro que defender o título seis vezes seguidas. O valor será repassado a uma instituição assistencial de preferência de quem alcançar o feito.
Saiba mais
Campeão dos meio-pesados entre 2011 e 2015 e de 2018 a 2020, Jon Jones é defendeu o título oito vezes seguidas e só perdeu o cinturão por causa de problemas fora do octógono. Ele superou a marca de Tito Ortiz, que se manteve no topo durante cinco lutas consecutivas, entre 2000 e 2003, quando perdeu o topo da divisão para Randy Couture no UFC 44.
First light heavyweight to win six championships in a row I%u2019ll pay $100,000 to whatever charity of their liking. I%u2019ll be waiting
Jon Jones anunciou o desafio aos próximos campeões da divisão por meio do Twitter. A promessa de doar US$ 100 mil ao primeiro que conseguir manter o cinturão em seis lutas consecutivas soou como uma provocação, já que Bones, no mesmo post, disse não acreditar que alguém conseguirá superar o seu recorde de defesas de título na categoria até 93kg.
“O primeiro meio-pesado a defender seis disputas de cinturão eu pagarei 100 mil dólares para qualquer instituição de caridade de seu gosto. Estarei esperando”, escreveu o agora ex-campeão, que logo depois emendou: “Eu ia desafiar um meio-pesado para bater meu recorde de defesas de cinturão, mas todos nós sabemos que isso provavelmente não vai acontecer nesta vida”, completou em outra postagem.
Was going to challenge a light heavyweight to beat my world championship record but we all know that%u2019s probably not happening in this lifetime.
Depois de defender o cinturão ao bater Dominick Reyes por decisão unânime dos juízes (resultado muito contestado) no UFC 247, em fevereiro deste ano, Jon Jones passou a pedir aumento salarial para voltar ao octógono. Ele também demonstrou vontade em subir para os pesados e enfrentar Francis Ngannou, mas anunciou que a organização não lhe ofereceu a quantia que julgava justa para uma luta. Desde então, Bones vinha travando discussões com Dana White e reivindicava reajuste para retornar aos eventos.
Jon Jones, de 33 anos, tem carreira marcada por vitórias no octógono e também confusões fora do cage. Depois das oito defesas consecutivas do cinturão, ele perdeu o título em 2017, por causa de doping. E se envolveu ainda em problemas na vida pessoal, que o levaram a tribunais e delegacias em Albuquerque, no Novo México, onde reside.
Seriously, I challenge you guys to go out there and be great too. It%u2019s going to be awesome watching with that cheeseburger in my hand