Abalado pela morte do pai e treinador, Abdulmanap Nurmagomedov, vítima de complicações decorrentes da COVID-19, no mês passado, Khabib Nurmagomedov poderá retornar ao UFC para defender o cinturão só em 2021. O russo, campeão peso leve, recebeu apoio de colegas, companheiros de equipe e do presidente da franquia, Dana White, pela perda e ainda não se manifestou sobre o futuro.
Enquanto o agente de Khabib, Ali Abdelaziz, sugeriu que o russo poderia retornar ao octógno ainda este ano para defender o cinturão, Daniel Cormier, companheiro de equipe de Khabia na American Kickboxing Academy (AKA), nos EUA, considera pouco provável uma volta aos eventos em 2020. Dana White, por sua vez, depois de programar luta entre o campeão dos leves e Justin Gaethje, dono do título interino, para 19 de setembro, no UFC 253, declarou que pretende dar um tempo para que o Eagle (Águia) se fortaleça após o drama.
“Khabib não está se aposentando. Ele ainda tem objetivos, coisas que quer conquistar. Vocês vão vê-lo antes do fim do ano. Eu e Dana estamos conversando para determinar uma data. Khabib é uma raça diferente. Claro que o coração dele está quebrado. É seu pai, treinador, mentor e melhor amigo. Mas, no fim, o pai de Khabib tinha um legado e queria que o filho cumprisse. Khabib é uma lenda viva e é disso que as lendas vivem. Eles surgem das adversidades, da morte, de muitas coisas”, frisou o empresário do russo ao site TMZ Sports.
DC PESSIMISTA
Parceiro de treinos de russo na AKA, em San Jose, na Califórnia, Daniel Cormier, ex-campeão peso pesado do UFC, se mostrou mais reticente quanto ao retorno de Khabib. DC revelou à ESPN norte-americana que conversou com o russo e considera que será difícil o dono do cinturão dos leves voltar a lutar em um curto espaço de tempo. “Khabib está lidando com algo que é muito difícil. O relacionamento dele com o pai é muito diferente. Ele era tudo para ele, agora se foi, então vai demorar um pouco até vermos Khabib”, declarou.
Cormier não descartou ainda uma eventual aposentadoria do campeão. “Espero que ele lute, mas não sei. Como eu disse, ele terá que reunir muita força para voltar. E se ele voltar, não sei quanto tempo ele ficará por aqui. Talvez lute e honre o nome do pai com outra performance firme e inacreditável. Eu olho para a luta dele em setembro de 2019, a maneira como o pai reagiu quando ele venceu, foi quase um espírito cheio de alegria assistindo ao filho fazer aquilo. Estou feliz que eles tenham compartilhado isso juntos”, enfatizou o peso pesado.
Khabib Nurmagomedov, de 31 anos, está invicto com 28 triunfos na carreira. Ele conquistou o cinturão peso leve do UFC contra Al Iaquinta, em 2018, e defendeu o titulo duas vezes, diante de Conor McGregor e Dustin Poirier, finalizando em ambas as lutas.