O Monte Rushmore de Dana no UFC: Amanda, Liddell, Royce e Jones
Um dos pontos turísticos mais conhecidos dos EUA, com uma escultura gigante esculpida nas pedras de uma montanha, o ‘Monte Rushmore’ é atração na Dakota do Sul. Mas também é usada como forma descontraída para apontar os 'imortais' em diversas modalidades esportivas. No caso do presidente do UFC, Dana White, os rostos dos ex-presidentes norte-americanos George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abranham Lincoln têm os devidos ‘representantes’ no MMA.
O dirigente citou quais atletas, desde a criação do UFC, em 1993, deveriam ostentar a honra de integrar a escultura do Monte Rushmore da companhia. E Dana White apontou dois brasileiros: Royce Gracie, lenda do jiu-jítsu e que foi campeão de três torneios na era do Vale Tudo; e Amanda Nunes, única a defender de forma simultânea dois cinturões em diferentes categorias de peso na franquia – a Leoa detém os títulos dos pesos galo (62kg) e pena (66kg) ao mesmo tempo.
Com dois rostos na forma de Royce e Amanda, restam mais dois atletas para a escolha do dirigente. Para quem imaginava nomes como os ex-campeões Anderson Silva (médios) e Georges St-Pierre (meio-médios), veio a surpresa: o mandatário incluiu nas esculturas o atual campeão dos meio-pesados, Jon Jones, e um dos ídolos eternos do octógono, Hall da Fama do UFC, Chuck Liddell.
“Se você está falando sobre um Mount Rushmore, onde as cabeças são esculpidas na pedra para sempre, você tem que ir com Royce Gracie. Essa é uma decisão fácil, você tem que fazer isso. Amanda Nunes. Tem que ter Amanda Nunes, a maior lutadora feminina de todos os tempos”, afirmou o mandatário, em entrevista ao The Schomozone Podcast.
foto: Reprodução
O Monte Rushmore original, com os rostos de ex-presidentes dos EUA
“Os outros dois são difíceis. Eu teria que ir com Jon Jones. O cara nunca foi vencido e o que é mais impressionante sobre ele estar invicto – o que é incrivelmente extraordinário porque poucas pessoas fizeram isso no esporte – são as coisas que ele fez para si mesmo fora do octógono, e ele ainda não foi vencido”, destacou Dana White, que revelou certa dúvida em apontar o quarto ‘integrante’ do monumento do UFC.
Entre três opções, ele escolheu Chuck Liddell, o Ice Man, ex-campeão dos meio-pesados e Hall da Fama do UFC. “Número quatro no Mount Rushmore, eu acho que você teria que ir com Chuck Liddell. Em um determinado momento, ele foi a maior estrela que já tínhamos visto”, destacou Dana White, que ainda citou Anderson Silva, Georges St-Pierre e Forrest Griffin – vencedor do primeiro The Ultimate Fighter – e muito popular nos EUA.
“Escolher entre Chuck Liddell e Forrest Griffin é quase como tirar na moeda. Os dois vieram do mesmo show, a primeira temporada do The Ultimate Fighter. Chuck se tornou uma grande estrela, era o cara mais bem pago na empresa na época e todas essas coisas. Se você observar o que Anderson Silva fez pelo Brasil e o GSP pelo Canadá, esses caras tiveram impacto em todo um país. Isso é muito grande, muito forte”, observou White.