Depois de conquistar o cinturão peso palha do UFC ao destronar a brasileira Jessica Bate-Estaca Andrade, a chinesa Zhang Weili está perto de conhecer a primeira desafiante na divisão até 52kg. E ao que tudo indica, a oponente será uma velha conhecida dos fãs: a ex-campeã Joana Jedrzejczyk. Depois que as duas trocaram provocações e se desafiaram nas redes sociais, o presidente da franquia, Dana White, se mostrou entusiasmado com um eventual combate entre as duas.
Por meio do Instagram, Dana White postou imagem da polonesa lançando o desafio sobre a chinesa: 'Em qualquer lugar e hora'. Bangok, Sri Lanka, Varsóvia, Toronto. Isso não me importa. Eu vou fazer isso para China e tirar o cinturão dela", declarou Jedrzejczyk.
Em seguida, veio a resposta da chinesa, também no Instagram: "Ela parece meio irritada? Não se preocupe, ela vai se acalmar. Eu estou pronta agora, chame o meu agente ou Dana White. Eu estou pronta, Joanna Jedrzejczyk", escreveu Zhang Weili, marcando o nome do seu manager, do presidente do UFC e da própria polonesa.
Dana White, no fim do post em que reproduziu o desafio das duas, deixou transparecer que o duelo será marcado pela organização. "Essa vai ser uma luta MUITO legal", escreveu o dirigente no Instagram, admitindo que a chance de promover o combate é real e vai ao encontro do interesse das lutadoras e do UFC.
Aos 30 anos, a chinesa só tem uma derrota na carreira, logo na estreia no MMA, em novembro de 2013. Desde então, ela venceu as 20 lutas que disputou. No UFC a partir de 2018, a Magnum, como é conhecida, ganhou quatro combates seguidos, o último diante de Bate-Estaca, por nocaute técnico logo no primeiro round, em Shenzhen, na China, no dia 31 de agosto passado, que lhe garantiu o cinturão do peso palha.
Joanna, de 32 anos, bateu a primeira campeã da divisão, Calra Espaza, em 2015, e defendeu o cinturão cinco vezes no UFC, até perder para Rose Namajunas em 2017. Primeira polonesa campeã do Ultimate, ela disptuou o título inaugural do peso mosca (58kg) e foi derrotada por pontos por Valentina Shevchenko, em 2018. Jedrzejczyk retornou à categoria até 52kg e venceu Michelle Waterson por pontos, no mês passado, em Tampa Bay.