Superesportes

UFC

Bate-Estaca luta para manter cinturão contra chinesa em UFC 'de madrugada'

Brasileiros terão de acordar cedo para acompanhar UFC na China, sábado

Vicente Ribeiro
Bate-Estaca encara Weili Zhang diante do presidente do UFC, Dana White - Foto: Reprodução/UFC
O Ultimate Fighting Championsip retorna à China no próximo sábado, com as mulheres em evidência. Campeã peso palha, Jéssica Bate-Estaca Andrade será protagonista do UFC em disputa de cinturão contra Weili Zhang, atleta da casa. O evento será o primeiro da organização na cidade de Shenzhen, e os brasileiros terão de acordar cedo para torcer pela compatriota. Em função do fuso-horário, a edição começará por volta das 4h da manhã, de Brasíia.

Natural de Umuarama, no Paraná, e aos 27 anos, Bate-Estaca terá a chance de se consolidar no topo da divisão peso palha. Ela conquistou o cinturão com triunfo por nocaute sobre Rose Namajunas, em maio passado, no Rio de Janeiro, com um golpe que assustou a todos que estavam na arena, mas que é marca registrada da brasileira: o slam. Jéssica ergueu a norte-americana e a lançou ao solo. A então campeã não se levantou mal e causou preocupação pela queda, mas logo se recuperou.

Bate-Estaca vai encarar uma oponente em franca ascensão. Natural de Hebei, a chinesa Weli Zhang teve rápido crescimento no UFC, venceu as três lutas que disputou na organização - contra Danielle Taylor, Jessica Aguillar e Tecia Torres - e foi contemplada com a chance de disputar o cinturão no país de origem.
Como profissional, ela ganhou 19 vezes e só perdeu uma, na estreia, em 2013.

Mineira estreante

O UFC em Shenzhen terá a estreia de uma mineira no octógono. Lara Procópio, natural de BH e que treina na Nova União, de José Aldo e do técnico André Pederneiras, no Rio de Janeiro, vai enfrentar a também brasileira Karoline Rosa. Karol, como é chamada, é companheira de equipe de Jessica Bate-Estaca na Paraná Vale Tudo, a PRVT, que fica em Niterói (RJ). As duas se encontrarão no segundo duelo do card preliminar, na madrugada de sábado. 

Elizeu Capoeira encara chinês para ampliar sequência nos meio-médios do UFC - Foto: Reprodução/UFCOutro brasileiro que lutará na China é Elizeu Capoeira, escalado para o duelo coprincipal da programação, diante de Li Jingliang, representante do país anfitrião. O duelo será na divisão dos meio-médios, e o paranaense, em alta, buscará a oitava vitória consecutiva. No card preliminar, pelos leves (até 70kg), Thiago Moisés, paulsita de Indaiatuba, busca o segundo triunfo seguido. O adversário será o russo Damir Ismagulov.

UFC China

Sábado, 31 de agosto
Horário: a partir das 4h da manhã (de Brasília)
Local: Shenzhen Universiade Sports Centre Arena, em Shenzhen, China 

Card principal

Jéssica Bate-Estaca Andrade x Weli Zhang - cinturão peso palha
Elizeu Capoeira x Li Jingliang - MEIO-MÉDIOS
Kai Kara-France x Mark De La Rosa - PESO MOSCA
Zhenghong Lu x Movsar Evloev - PESO PENA 
Yanan Wu x Mizuki Inoue - PESO MOSCA

Card preliminar

Kenan Song x Derrick Krantz - MEIO-MÉDIOS
Anthony Hernandez x Jun Yong Park - PESO MÉDIO
Mudaerji Su x Andre Soukhamthath - PESO GALO
Da Un Jung x Khadis Ibragimov - MEIO-PESADOS
Damir Ismagulov x Thiago Moisés - PESO LEVE
Karol Rosa x Lara Procópio - PESO GALO
Batgerel Danaa x Heili Alateng - PESO GALO
.