
Belfort foi nocauteado no segundo round com um forte chute alto desferido por Lyoto. De acordo com o site do Combate, o carioca de 41 anos se lesionou durante atividade de sparring, no Canadá, na primeira parte da preparação para a luta no UFC Rio. Ele foi submetido a exames de imagem, que apontaram lesão de segundo grau no ligamento medial do joelho esquerdo e foi impedido de treinar por duas semanas.
A reportagem do Combate apurou que Belfort foi a três médicos especialistas, que recomendaram a ausência no UFC Rio. Mas o carioca estava determinado a subir ao octógono para encerrar a carreira diante dos fãs, em sua cidade natal. O problema é que ele ficou limitado nos treinos, sem chutar e fazer atividades de chão durante praticamente todo o camp.
Longe da condição física ideal, Belfort só resistiu até o primeiro minuto do segundo round, quando foi atingido no queixo por um chute frontal de Lyoto. Apesar da despedida ‘amarga’, o Fenômeno foi muito aplaudido pelos fãs e reverenciado pelo Dragão, que ressaltou a vitoriosa carreira. O carioca deixou o UFC com cartel de 26 triunfos e 14 derrotas. Ele conquistou o cinturão dos meio-pesados, em 2004, e foi campeão do torneio dos pesos pesados no UFC 12, em 1997.