
Depois de conquistar o cinturão inaugural dos penas ao bater Holly Holm por decisão unânime, em março deste ano, em Nova York, Germaine de Randamie se recusou a enfrentar Cris Cyborg, que seria a primeira desafiante da holandesa. A Iron Lady não demonstrou interesse no duelo pelo fato de a brasileira ter se envolvido com doping quando era campeã do extinto Strikeforce, em 2011.
Com a negativa de Randamie, que ainda deixou evidente a vontade de retornar ao peso galo, o UFC decidiu retirar o cinturão da holandesa e marcar o duelo entre as duas últimas campeãs dos penas no Invicta FC, organização de MMA só para mulheres e que mantém parceria com o Ultimate Fighting Championship.
"Germaine de Randamie e seu empresário foram informados que ela não é mais a campeã do peso pena feminino por se recusar a lutar com a desafiante número um da categoria, Cristiane Justino (Cris Cyborg). O UFC reforça a sua expectativa de que quaisquer campeões devam aceitar lutas contra os principais desafiantes de suas respectivas categorias para que a integridade do esporte seja mantida", explicou o UFC, por meio de comunicado oficial.
Nas redes sociais, Cyborg postou no Instagram a imagem do cartaz produzido pelo UFC para promover a luta contra Anderson e prometeu muita disposição para conquistar o cinturão. “Finalmente! Brasil, nós fizemos isso! Defenderei o meu ranking mundial#1 no UFC! Vou mostrar ao mundo o que é o espírito de luta brasileiro!”, escreveu a brasileira, como legenda.
Cyborg, de 31 anos, disputou duas luta pelo UFC, ambas em peso casado de 63,5kg, e nocauteou Leslie Smith e Lina Lansberg, em Curitiba e Brasília, respectivamente. A brasileira já estava confirmada para a edição de número 214 e, diante do impasse com Germaine de Randamie, decidiu escalar Megan Anderson para encarar a paranaense, valendo o título. A australiana radicada nos EUA se transformou em campeã do Invicta ao bater Charmaine Tweet por nocaute técnico, em janeiro passado.
O UFC 214 será no Honda Center, em Anaheim, e terá mais uma disputa de cinturão, além de Cyborg e Anderson. Na luta principal, Daniel Cormier, campeão dos meio-pesados, terá revanche contra Jon Jones, que retorna de suspensão como desafiante. O evento contará com mais brasileiros: Renan Barão volta aos galos diante de Aljamain Sterling, enquanto Renato Moicano enfrenta Brian Ortega, nos penas.