WSOF
Toquinho e Shields são suspensos pela Comissão de Nevada após luta polêmica no WSOF 22
Mineiro nega deslealdade, dispara críticas ao rival e credita demora para soltar finalização a posicionamento errado do árbitro. Lutadores serão julgados em 13 de agosto
postado em 05/08/2015 15:16 / atualizado em 05/08/2015 15:32
Rousimar ‘Toquinho’ Palhares continua sofrendo as conseqüências pela atitude antidesportiva na vitória sobre Jake Shields, no WSOF 22, no fim de semana passado, em Las Vegas. Após ter o cinturão da organização cassado por ter segurado a finalização mesmo com a interferência do árbitro e a desistência do adversário, o mineiro foi suspenso temporariamente pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC), entidade que regulamentou o evento. O norte-americano, que acertou um soco no brasileiro depois de ser liberado da kimura, quando o duelo já estava encerrado, também levou a mesma punição.
Toquinho e Shields terão de comparecer à Comissão de Nevada para audiência disciplinar, em 13 de outubro. O brasileiro corre o risco de receber uma longa suspensão da entidade, já que é reincidente nesse tipo de comportamento – segurou a finalização em dois lutadores no UFC e acabou demitido. O presidente do WSOF, Ray Sefo, também aplicou suspensão por tempo indeterminado ao ex-campeão e avisou que vai despedi-lo em caso de uma dura punição da NSAC.
Versão de Toquinho - Em meio à nova polêmica na carreira, Toquinho divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira. O lutador mineiro negou deslealdade e apontou uma falha do árbitro no momento exato de paralisar a luta, proporcionando a demora para soltar a finalização.
“Com relação ao tempo para soltar a finalização, isso é algo que tenho trabalhado bastante. Sou humilde o suficiente para assumir as coisas que preciso melhorar. Porém, entendo que o árbitro poderia estar mais bem posicionado e ter interferido de uma melhor forma. Não sou uma pessoa maldosa, caso fosse poderia ter, de fato, quebrado o braço do Shields. Tenho força suficiente para o tal, no entanto, com cerca de 1,06 segundos após o contato do árbitro tive o reflexo de liberar a finalização e comemorar a vitória. Cada atleta tem uma adrenalina diferente, é nítido no vídeo o movimento de reflexo do meu corpo ao sentir o toque do juiz, não continuei a aumentar a pressão ou ajuste no golpe, simplesmente larguei o braço”, comentou Toquinho, que ainda criticou Jake Shields e a decisão do WSOF.
“Não concordo com a decisão de ser suspenso e punido com a perda do cinturão, mas tenho que aceitar. O que não aceito é estar sendo chamado de lutador sujo. Durante toda minha preparação para esta luta, Shields falou muitas coisas sobre mim e minha família, além de se aproveitar inúmeras vezes do fato de eu não falar inglês para gerar um clima de animosidade. Por muitas oportunidades, as pessoas mais próximas de mim não me falavam sobre esses insultos, para que eu não perdesse a minha concentração. Este tipo de atitude, sim, é uma coisa suja. Gostaria de dizer ao Sr. Shields que não é necessário todo esse drama para ter uma revanche. Eu aceito qualquer desafio com você. Desta vez, não te darei oportunidades para reclamar, pois irei te nocautear”, afirmou.