MMA Noticias

Com mais vivência no MMA, Werdum desafia experiência de Velasquez em lutas pelo cinturão

Brasileiro tem 11 combates a mais na carreira, mas menor número de lutas por título

Túlio Kaizer

Depois de tanta espera, finalmente Fabrício Werdum e Cain Velasquez se enfrentarão pelo cinturão do UFC

O brasileiro Fabrício Werdum já é um cara vivido no mundo das artes marciais mistas. Com 37 anos, o ‘Vai Cavalo’ já disputou 25 combates profissionais, com 19 vitórias, cinco derrotas e um empate. A 26ª luta de sua carreira será neste sábado, na Cidade do México, contra Cain Velasquez, valendo a unificação do cinturão da categoria dos pesados do UFC.


Esta será a primeira vez que Fabrício Werdum lutará pelo cinturão linear na carreira. Ele conquistou o cinturão interino ao bater Mark Hunt, mas ainda não enfrentou o campeão da categoria dos pesados do UFC.

Do outro lado estará Cain Velasquez, com menos experiência na carreira. São apenas 14 combates, com 13 vitórias e uma derrota. Apesar disso, conta a favor do norte-americano as cinco disputas de cinturão na carreira. São quatro vitórias (Brock Lesnar, Junior Cigano, duas vezes, e Antônio Pezão) e uma vasta bagagem quando o assunto é lutar pelo título.

Werdum já enfrentou grandes nomes da história do MMA. De suas cinco derrotas, apenas uma foi por nocaute, sofrido para Junior Cigano, o mesmo que causou o único revés da carreira de Velasquez.

Em entrevistas recentes, Werdum disse que aprendeu bastante com todas as suas derrotas. Desde que ele voltou ao UFC, não perdeu mais. O brasileiro bateu Roy Nelson, Mike Russow, Rodrigo Minotauro, Travis Browne e Mark Hunt, seu último combate.

O ‘Vai Cavalo’ terá ainda um ‘bônus’ na luta pelo cinturão. Cain Velasquez vive uma longa inatividade, com 602 dias sem pisar no octógono. A diferença é bem maior que os 385 que o norte-americano ficou sem lutar antes de perder o título para Junior Cigano.

Nessa oportunidade, Cain culpou a inatividade pelo rápido nocaute sofrido para o brasileiro. Será que poderemos ver um norte-americano mais lento dentro do cage e mais um lutador do Brasil se sagrando campeão da categoria dos pesados do UFC? No sábado, quando as grades se fecharem, teremos essa resposta.