MMA Noticias

Fabrício Werdum pode ser o quinto campeão interino da história do UFC a unificar cinturão

Andrei Arlovski, Randy Couture, Georges St. Pierre e Renan Barão foram os únicos lutadores da história da organização que não perderam o título interino

Túlio Kaizer

Campeão interino dos pesados, Fabrício Werdum está pronto para dar mais um passo importante na categoria

Quando um campeão do UFC fica muito tempo sem lutar, a organização resolve abrir um precedente e criar o cinturão interino, com uma disputa entre os principais nomes da categoria. Depois, o vencedor desse combate enfrenta o dono do título para que aconteça a unificação do cinturão. É o caso do brasileiro Fabrício Werdum, que enfrenta Cain Velasquez no próximo sábado, pela edição 188 do Ultimate, na Cidade do México.


O brasileiro se tornou o nono lutador a conquistar o cinturão interino na história do UFC. Curiosamente, a divisão dos pesados é a que mais teve campeões interinos, com cinco lutadores. Além de Werdum, Andrei Arlovski, Rodrigo Minotauro, Frank Mir e Shane Carwin levarão o título. Na categoria dos meio-pesados, o único foi Randy Couture. Entre os meio-médios, Georges St. Pierre e Carlos Condit. Já a categoria dos galos teve o brasileiro Renan Barão.

Dos nove lutadores, quatro conseguiram unificar o cinturão do UFC. O primeiro deles foi Randy Couture, que conquistou o título interino contra Chuck Liddell e o unificou contra Tito Ortiz. Quem também conseguiu a unificação dentro do octógono foi Georges St. Pierre, que venceu Matt Serra e iniciou uma longa jornada como campeão dos meio-médios.

Fora do cage, outros dois lutadores conseguiram unificar o título. Em 2005, Andrei Arlovski era o campeão interino dos pesados e enfrentaria Frank Mir, mas o campeão linear se lesionou e foi destituído da posição que ocupava. O bielorrusso foi promovido à campeão incontestável.

O caso mais recente foi de Renan Barão. O brasileiro se tornou campeão interino em julho de 2012, depois de bater Urijah Faber por decisão unânime. Ele defendeu o título em duas oportunidades, contra Michael McDonald e Eddie Wineland. Quando partia para unificar o cinturão contra Dominick Cruz, o norte-americano voltou a se lesionar (terceira grave lesão em dois anos) e acabou destituído de sua posição, fazendo com que o potiguar figurasse como campeão incontestável.

A situação poderia ter ocorrido com Fabrício Werdum. Cain Velasquez, campeão da categoria dos pesados, não luta desde outubro de 2013. Ele enfrentaria o ‘Vai Cavalo’ em novembro do ano passado, mas se lesionou às vésperas do combate e acabou substituído por Mark Hunt. O UFC anunciou que, caso se lesionasse mais uma vez, o norte-americano perderia o título para o brasileiro.

Fabrício Werdum terá a chance de se tornar o quinto lutador a unificar o cinturão do UFC no próximo sábado. A edição 188 do Ultimate Fighting Championship será realizada na Cidade do México e contará com presença maciça da torcida do campeão Cain Velasquez. O evento terá cobertura completa do Superesportes.

UFC 188 – 13 de junho
Arena Ciudad del México, na Cidade do México

Card principal

Cain Velasquez x Fabrício Werdum – pelo cinturão do peso-pesado
Gilbert Melendez x Eddie Alvarez
Kelvin Gastelum x Nate Marquardt
Yair Rodriguez x Charles Rosa
Tecia Torres x Angela Hill

Card preliminar
Chico Camus x Henry Cejudo
Efrain Escudero x Drew Dober
Alejandro Pérez x Patrick Williams
Francisco Trevino x Johnny Case
Augusto Montaño x Cathal Pendred
Gabriel Benitez x Clay Collard
Albert Tumenov x Andrew Todhunter