Anderson Silva foi flagrado com metabólitos de drostanolona e androsterona, esteroides anabolizantes, em exame antidoping realizado no dia 9 de janeiro, em Las Vegas. O resultado só foi divulgado na noite da última segunda-feira, e por isso não interferiu na luta contra Nick Diaz, vencida pelo Spider por decisão unânime depois de cinco rounds.
Anderson Silva divulgou comunicado garantindo que ainda não deu declaração sobre o episódio. Ele ressaltou que vai se manifestar no momento em que achar mais adequado. O Spider foi mantido pelo presidente do UFC, Dana White, como um dos treinadores do The Ultimate Fighter Brasil 4 – pelo menos até o desfecho do caso – e garantiu total apoio ao lutador. As gravações da nova temporada do reality show ocorrem em Las Vegas
Confira o comunicado de Anderson Silva
"Gostaria de esclarecer a grande imprensa que ainda não dei nenhum tipo de entrevista, depoimento e nenhuma declaração sobre o caso em questão. As únicas pessoas nas quais eu falei foi com a minha família, meus empresários Marcelo Magalhães, Ed Soares e Jorge Guimarães (Joinha). Fiquem certos de que no momento exato irei me pronunciar e me posicionar. Gostaria de agradecer ao apoio de todos que torcem por mim. Muito obrigado!"