UFC 172
Jon Jones controla bem Glover Teixeira, vence por pontos e mantém o cinturão
Campeão usa bem estratégia e ganha luta principal da noite por triplo 50 a 45
postado em 27/04/2014 01:39 / atualizado em 27/04/2014 02:57

Jon Jones mostrou, mais uma vez, por que é considerado o número um no ranking ‘peso por peso’ do Ultimate Fighting Championship. Com uma estratégia levada até o fim, ele controlou bem a distância contra Glover Teixeira, venceu por decisão unânime e defendeu pela sétima vez o cinturão dos meio-pesados. A luta principal do UFC 172, já na madrugada deste domingo, entusiasmou os fãs na Baltimore Arena, em Baltimore (EUA).
Saiba mais
Glover agradece apoio da torcida e exalta o campeão Jon Jones: "É duro mesmo" Dana White valoriza vitória de Jon Jones: 'Foi o melhor desempenho dele' Jones elogia resistência do mineiro Glover Teixeira: "Eu tiro meu chapéu para ele" Jones amplia recorde no UFC e comemora 'performance dominante' contra Glover Dana White confirma Gustafsson como próximo desafiante de 'Bones' no UFC
Confirmada a vitória, Jon Jones destacou o apoio de familiares e amigos. E disse que o resultado mostrou a eficácia da estratégia traçada para encarar um trocador perigoso como o brasileiro. “Meu jogo era evitar as derrubadas e manter a distância. Eu sabia que ele tinha socos poderosos e usei boas técnicas de wrestling. Ele não é um cara tão versátil, sabia o que poderia oferecer”, declarou o campeão, que conquistou a 11ª vitória consecutiva e deixou claro que estudou bem o adversário.
O lutador nascido em Sobrália, no Vale do Rio Doce, teve interrompida uma sequência de cinco vitórias seguidas nos meio-pesados e reconheceu o poderio do campeão. “Esse cara é muito duro, levou os meus melhores golpes e merece ser o campeão. Ele me surpreendeu com alguns golpes, e merece. Minha estratégia era empurrá-lo para trás e buscar os ganchos, capitalizar em cima disso. Fiz o meu melhor”, afirmou o desafiante, que revelou uma lesão no ombro e suspeita de fratura em uma costela.
A luta
Glover Teixeira começou bem, encarando o campeão. O mineiro se destacou no primeiro e segundo rounds, abusando dos uppercuts. E também mostrou boas defesas de quedas. Mas Jon Jones não é qualquer lutador. Logo deu sinais de que o arsenal, aos poucos, entraria em ação. Versátil, buscou as cotoveladas e ‘ombradas’ levando o mineiro para a grade. O desafiante resistiu bem, conectou alguns contragolpes e o duelo entusiasmou os fãs.

Jon Jones ainda usou um artifício que por muito pouco não o levou a ser penalizado com a perda de pontos. Ele impedia a aproximação de Glover esticando o braço e tocando o rosto do mineiro com a mão esquerda. O árbitro Dan Miragliota até chamou a atenção de ‘Bones’ por causa do risco de dedo no olho. O brasileiro demonstrou certa irritação, mas isso estava de acordo com o plano do norte-americano para desestabilizar e desconcentrar o desafiante.
A partir do fim do terceiro round, começou o domínio de Jon Jones. Mais inteiro fisicamente e mentalmente muito focado, o campeão minou o oponente levando-o para a grade e buscando as cotoveladas. Uma delas atingiu o supercílio direito do brasileiro, que logo abriu. Nos últimos dois assaltos, ‘Bones’ teve total supremacia, enquanto Glover Teixeira mostrou coragem, encarando o astro na troca de golpes e empolgando o público. Nos instantes finais, o norte-americano quis dar o show: se movimentou, fintou com joelhadas voadoras e até olhou para o cronômetro. Tudo dentro do planejado. O desafiante, por sua vez, não conseguiu acertar em cheio. E se contentou com a derrota por pontos.
Resultados do UFC 172
Card principal
Jon Jones venceu Glover Teixeira por decisão unânime e manteve o cinturão dos meio-pesados
Anthony Johnson venceu Phil Davis por decisão unânime
Luke Rockhold venceu Tim Boetsch por finalização no primeiro round
Jim Miller venceu Yancy Medeiros por finalização no primeiro round
Max Holloway venceu Andre Fili por finalização no terceiro round
Card preliminar
Joseph Benavidez venceu Tim Elliott por finalização no primeiro round
Takanori Gomi venceu Isaac Vallie-Flagg por decisão unânime
Bethe Pitbull venceu Jessamyn Duke por decisão unânime
Danny Castillo venceu Charlie Brenneman por nocaute no segundo round
Chris Beal venceu Patrick Williams por nocaute no segundo round
Tags: bones cinturão sobrália mineiro baltimore ufc 172 jon jones glover teixeira meio-pesados