Um assunto polêmico no mundo das artes marciais mistas, o tratamento com reposição de testosterona (TRT) voltou à tona no UFC Fight Night 32, neste sábado, em Goiânia. Protagonistas da noite, Vitor Belfort e Dan Henderson lutarão com autorização para o uso terapêutico de hormônio, de acordo com o site MMA Junkie.
Vitor Belfort e Dan Henderson já haviam conseguido autorização para o TRT em lutas anteriores. No caso do Fenômeno, muitos levantaram a suspeita de que ele só vem sendo escalado para eventos do UFC no Brasil pelo fato de correr risco de ser suspenso por doping em decorrência de taxa de testosterona acima do limite permito para eventos nos Estados Unidos.
O boato foi rechaçado pelo presidente da organização, Dana White. O dirigente disse que o fato de Vitor Belfort ter sido escalado só para lutas no Brasil este ano nada tem a ver com o polêmico TRT. O mandatário explicou que aproveitou a popularidade do Fenômeno para atrair mais a atenção dos fãs brasileiros.
Em Goiânia, Vitor Belfort completará a terceira luta no Brasil este ano. Em janeiro, ele foi atração principal no Ibirapuera, em São Paulo, derrotando o inglês Michael Bisping por nocaute técnico. Em maio, o Fenômeno bateu Luke Rockhold em Jaraguá do Sul, também por TKO. Em ambos os eventos ele foi alvo de críticas e provocações dos adversários, justamente pelo uso terapêutico de hormônio.
De acordo com o MMA Junkie, Vitor Belfort e Dan Henderson foram os únicos lutadores do card em Goiânia e conseguir autorização para uso do TRT. Como ocorre nos eventos no país, a Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) será responsável pela regulamentação do UFC Fight Night 32, incluindo os exames antidopings depois da edição.
UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
Sábado, 9 de novembro
Arena Goiânia, em Goiânia
Card principal
Vitor Belfort x Dan Henderson
Cezar Mutante x Daniel Sarafian
Rafael Feijão x Igor Pokrajac
Paulo Thiago x Brandon Thatch
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare
Rony Jason x Jeremy Stephens
Card preliminar
Godofredo Pepey x Sam Sicilia
Thiago Bodão x Omari Akhmedov
Thiago Tavares x Justin Salas
Adriano Martins x Daron Cruickshank
José Maria ‘Sem Chance’ x Dustin Ortiz