MMA
None

UFC 164

Disputa de cinturão em aguardada revanche é atração no UFC em Milwaukee

Ben Henderson e Anthony Pettis reeditam memorável duelo, valendo título dos leves

postado em 31/08/2013 01:45 / atualizado em 31/08/2013 01:55

Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

O Ultimate Fighting Championship retoma a série de grandes eventos com a edição 164, neste sábado, em Milwaukee, com uma aguardada revanche valendo cinturão. O campeão do peso leve, Ben Henderson, vai encarar o desafiante, Anthony Pettis, na quarta defesa de título. Será a reedição de um duelo memorável ocorrido pelo extinto WEC, em dezembro de 2010, com triunfo do ‘Showtime’, apelido de Pettis.

O evento deste sábado terá início às 19h15 (horário de Brasília), com cobertura completa do Superesportes. Serão 12 lutas na programação, cinco pelo card principal e sete no preliminar. Mas o destaque não podia ser outro: o reencontro entre Ben Henderson e o seu último algoz no octógono. Desde a derrota em 2010, o Smooth vem de sete triunfos seguidos, culminando com a conquista do cinturão em fevereiro de 2012, ao derrotar Frankie Edgar por decisão unânime, no Japão.

Ben Henderson defendeu o título por três vezes, mas não conseguiu nocaute ou finalização, apesar de ser especialista em wrestling e jiu-jítsu (faixa-preta). Ele derrotou Frankie Edgar, na revanche, por decisão dividida, Nate Diaz (decisão unânime) e Gilbert Meléndez, também na decisão dividida, em luta muito apertada. Agora, o Smooth terá pela frente outro temível adversário, o Showtime.

Anthony Pettis é natural de Milwaukee e terá a torcida toda a favor no Bradley Center, para encarar o campeão. O Showtime vem de três vitórias consecutivas, diante de Jeremy Stephens, Joe Lauzon e Donald Cerrone. O curisioso é que ele seria desafiante do brasileiro José Aldo no UFC 163, no Rio de Janeiro, descendo da categoria leve para a pena. Mas sofreu uma lesão e acabou afastado do evento – foi substituído pelo Zumbi Coreano, nocauteado pelo manauara.

Ed Mulholland/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Por outro lado, Anthony Pettis contou com a sorte a favor para garantir o direito de disputar o cinturão dos leves. Por obra do acaso, ele retornou à antiga divisão e foi confirmado como desafiante de Ben Henderson depois da contusão do canadense TJ Grant, que enfrentaria o campeão da categoria.

O primeiro encontro entre Pettis e Henderson foi marcado por um golpe que entrou para a história. No WEC 53, o Showtime surpreendeu o então campeão com um chute no qual pegou embalo no octógono. Ele não venceu por nocaute, e sim na decisão unânime dos juízes, naquela que foi eleita a ‘luta do ano’ em 2010. E tomou o cinturão do oponente.

Pesos pesados

O UFC 164 terá no co-main event, o segundo duelo mais importante da noite, um encontro de pesos pesados e ex-campeões. Frank Mir e Josh Barnett. Dono do cinturão em 2004, Mir foi prejudicado por um acidente de moto que o afastou do octógono. Depois, ele conquistou o título interino, mas não repetiu as boas atuações e vem de duas derrotas seguidas, para Junior Cigano (nocaute técnico) e Daniel Cormier (decisão unânime).

Josh Barnett foi campeão dos pesados do UFC em março de 2002, mas foi flagrado no exame antidoping e deixou a organização. Passou pelo extinto PRIDE e disputou o Grand Prix dos pesados do Strikeforce, mas acabou derrotado por Daniel Cormier. Depois de longa negociação, ele acertou o retorno ao Ultimate e espera mostrar que ainda tem muito a mostrar na franquia.

Brasileiro no card

Em meio a tantos duelos interessantes – sem deixar de citar o confronto entre os penas Chad Mendes e Clay Guida, números um e nove da categoria, respectivamente -, um brasileiro marcará presença no UFC 164. O potiguar Gleison Tibau enfrentará Jamie Varner, ex-campeão do WEC, pelo peso leve. Recordista de participações no evento, entre os brasileiros, com 20 lutas na organização, ele vem de triunfo ante Jonh Chollish, por finalização com guilhotina, em Jaraguá do Sul-SC. E quer manter a boa fase diante do norte-americano, que bateu Melvin Guillard na edição 155.

Ed Mulholland/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

UFC 164

Sábado, a partir das 19h15 – cobertura do Superesportes

Bradley Center, em Milwaukee (EUA)

Card principal

Ben Henderson x Anthony Pettis – pelo cinturão do peso leve
Frank Mir x Josh Barnett
Chad Mendes x Clay Guida
Ben Rothwell x Brandon Vera
Erik Koch x Dustin Poirier

Card preliminar


Jamie Varner x Gleison Tibau
Louis Gaudinot x Tim Elliott
Pascal Krauss x Hyun Gyu Lim
Chico Camus x Kyung Ho Kang
Soa Palelei x Nikita Krylov
Ryan Couture x Al Iaquinta
Jared Hamman x Magnus Cedenblad