No entanto, para Josuel Distak, treinador do “Spider”, o dono do cinturão da categoria até 84kg do UFC ainda precisa alcançar o status de lenda do esporte. O técnico mencionou Pelé, Muhammad Ali e Rickson Gracie como os maiores exemplos para Anderson Silva.
“Nosso objetivo é manter o patrimônio do campeão para que ele se aposente como uma lenda, a exemplo do Rickson Gracie, que manteve o seu legado como um grande campeão. Vamos manter o Anderson como o maior campeão de todos os tempos, assim como o Pelé, o Muhammad Ali, esse é o nosso objetivo”, afirmou Distak, em entrevista à Ag. Fight publicada no portal MSN Esportes.
Ao todo, Anderson Silva tem 33 vitórias na carreira, sendo 20 por nocaute, seis por finalização e sete na decisão dos juízes. O “Spider” já foi derrotado quatro vezes. O brasileiro Luiz Azevedo e os japoneses Daiju Takase, Ryo Chonan e Yushin Okami foram os responsáveis por seus reveses.
Desde sua estreia no UFC, em 2006, Anderson Silva mantém um recorde de 16 triunfos consecutivos na organização e 10 defesas de cinturão. Em lutas valendo o título, ele derrotou: Nate Marquardt, Rich Franklin, Dan Henderson, Patrick Côtè, Thales Leites, Demian Maia, Chael Sonnen (duas vezes), Vitor Belfort e Yushin Okami.
O próximo adversário do campeão dos médios será o norte-americano Chris Weidman. Eles se enfrentarão no dia 6 de julho, no UFC 162, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas.