2

Flávia Muniz disputará torneio internacional de Beach Tennis em Ubá

Competição distribuirá US$ 4 mil em premiações e 50 pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis, e será de 17 a 21 de maio, em Ubá

27/04/2023 12:28
compartilhe
Atleta profissional há mais de uma década, a carioca de 44 anos começou a jogar beach tennis em 2008, quando o esporte chegou ao Rio de Janeiro
foto: Flávia Muniz / Crédito: Divulgação

Atleta profissional há mais de uma década, a carioca de 44 anos começou a jogar beach tennis em 2008, quando o esporte chegou ao Rio de Janeiro


 
primeiro evento internacional de beach tennis na história da Zona da Mata Mineira acaba de ganhar mais um componente de peso. Uma das pioneiras da modalidade no Brasil, a experiente Flávia Muniz, ex top 5, confirmou participação no torneio, que será entre os dias 17 e 21 de maio, nas quadras do Praia Club Sport, em Ubá.

Atleta profissional há mais de uma década, a carioca de 44 anos começou a jogar beach tennis em 2008, quando o esporte chegou ao Rio de Janeiro. Com mais de 20 troféus entre títulos nacionais e internacionais na carreira, Flávia também foi campeã Pan-Americana e Sul-Americana vestindo as cores do Brasil. Atualmente número 26 do ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF), ela já foi a 5ª melhor jogadora do mundo e a 2ª do país em 2013.

"Estamos na melhor fase desde que o beach tennis chegou ao país, em termos de estrutura e qualidade dos torneios. O ano passado foi o melhor ano com relação a quantidade de torneios. Já nessa temporada a gente está com mais qualidade nos eventos. A ideia é conseguir unir quantidade com qualidade. Mas estou feliz com o crescimento do esporte, obviamente. Tem muita coisa pra crescer, pra ajustar, pra melhorar pra progredir, mas isso é um processo que leva tempo, como em qualquer outro esporte", contou a atleta, que faturou em 2022 o BT100 Anasco em Porto Rico, e o BT50 Singer Island nos Estados Unidos.

Em Ubá, Flávia vai formar parceria com uma velha conhecida, a conterrânea Natalia Font, com quem já levantou dois troféus, em 2017 e 2019.

"É um prazer retornar aos torneios de beach após tanto tempo, e ainda ao lado de uma pessoa tão querida para mim que é a Flavinha Muniz. Já jogamos umas vezes juntas e decidimos jogar agora pelos mesmos motivos de antes: nos damos bem dentro e fora das quadras. E isso faz a diferença", contou a carioca de 32 anos, que não participava de torneios desde fevereiro de 2022.

"O esporte cresceu, mudou, evoluiu muito nesses tempos em que estive fora e é desafiador retomar os passos agora, com o trem andando. Mas, como uma boa atleta, eu gosto mesmo é do desafio. Então volto para as quadras de cabeça erguida e com um sorriso no rosto. Feliz por estar de volta, competindo em Minas, e por me sentir pronta para lutar por cada ponto ao lado da Flavinha. Vamos que vamos!", acrescentou Font, dona de cinco títulos na modalidade.

A atual número 26 do ranking mundial também demonstrou animação em reeditar a antiga união em Ubá. 

"Minha parceria com a Nati foi um convite dela. Ela está há um tempo sem jogar, fora do circuito, por conta de sua Escolinha. A gente já jogou muitas vezes, muito tempo juntas, então a gente se conhece, a gente se curte em quadra. Eu acho que se nós estivermos bem fisicamente e tecnicamente temos tudo pra dar certo. Estou animada", disse Muniz sobre Font, com quem foi campeã em dois eventos internacionais no Brasil, um em Balneário Camboriú (SC) e outro em Fortaleza (CE).

Flávia contou, ainda, que espera chegar em alto nível para a disputa internacional, que distribuirá US$ 4 mil em premiações e 50 pontos no ranking da ITF.

"Vivo num bom momento no beach tennis. Estou mais madura, né? Bem fisicamente, bem mentalmente, mais em paz comigo mesma. Sabendo exatamente o que eu quero no jogo em si, que não é somente ganhar, mas me sintir bem em quadra e me divertir. Eu sempre tive esse propósito, mas eu acho que hoje lido melhor com isso, e consigo curtir mais o jogo e consequentemente jogar melhor", finalizou.

O Batata Bowl Internacional Cup tem início no dia 17 de maio com os duelos do BT10, que distribui dez pontos aos atletas no ranking da ITF. O quali do BT50 movimenta as quadras do Praia Club Sport no dia 18, um aquecimento para a chave principal do torneio que acontece nos dias 19 e 20 de maio.

Paralelamente, serão disputadas categorias amadoras que contam pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis nas categorias A, B, C e D com disputas de duplas masculina, feminina e mistas, além dos veteranos no 40 e 50+ e dos juvenis Sub 18 e Sub 14.

As inscrições para o torneio poderão ser feitas pela internet, através do endereço https://lastlink.bio/itfbatatabowl.

Compartilhe