Em mais um dia dos Jogos Sul-Americanos de Assunção, no Paraguai, o Brasil conquistou nessa quarta-feira (12/10) mais dez medalhas apenas no boxe e judô. No ringue, foram quatro enquanto outras seis foram obtidas no tatame.
Olha só quem superou os 100 %uD83E%uDD47 nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022!
— Time Brasil (@timebrasil) October 13, 2022
O %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 tá sobrando no quadro de medalhas! %uD83D%uDE0E pic.twitter.com/RKAc8GL7mq
Com disputas apenas no feminino, o Time Brasil levou para casa três medalhas de ouro e uma de prata no boxe. As conquistas douradas vieram com Tatiana Chagas (até 54kg), Jucielen Romeu Cerqueira (até 57kg), Bárbara dos Santos (até 66kg). Já Caroline de Almeida (até 50kg) perdeu a decisão e ficou com a prata.
Enquanto isso, o judô brasileiro provou sua força mais uma vez. Das seis medalhas, foram duas de cada cor. Ouro para Giovanna Santos (+ 78kg) e Gabriel Dezane (até 100kg), prata para Milena da Silva (até 70kg) e Beatriz de Freitas (até 78kg) e bronze para Kauan dos Santos (até 81kg) e Wilgner Mendes (até 90kg).
Mais medalhas para o Brasil
Na canoagem slalom, o Brasil também obteve conquistas. Na categoria K1 extreme, Ana Sátila confirmou o favoritismo e ganhou o ouro no feminino. Outro a provar sua superioridade foi Pedro Gonçalves, que também levou a medalha dourada.
Na ginástica rítmica, Bárbara Domingos, que foi ouro na bola e prata no arco, atingiu o posto mais alto do pódio também na fita e na maça. Além disso, o país conquistou o terceiro ouro, na prova de conjunto. Geovane Santos, ouro no arco e prata na bola, ganhou mais uma prata, na fita, e um bronze, na maça no masculino.
No atletismo, que fez sua estreia nos Jogos Sul-Americanos, o Time Brasil levou mais cinco medalhas para casa. No salto em altura, Valdileia Martins ficou com o ouro enquanto Sarah Freitas com o bronze. Já na prova da 20km da marcha atlética, Viviane Lyra conseguiu a melhor marca da temporada e foi prata. No masculino, Caio Bonfim ficou com o bronze. Para completar, o quarteto brasileiro formado por Anderson Henriques, Douglas da Silva, Maria Victoria Sena e Tabata Carvalho levou o ouro no revezamento 4 x 400m misto.
No tênis de mesa, Luca Kumahara sagrou-se campeão do individual feminino após a vitória por 4 sets a 1 sobre a argentina Camila Argüelles. Foi o primeiro título do brasileiro com o nome social.
Já no tiro esportivo, mais duas medalhas: o ouro de Emerson Duarte, na pistola de tiro rápido 25m, e a prata de Leonardo Moreira, no rifle de 3 posições 50m.
Na estreia do Wrestling em Assunção, o Brasil então conquistou mais quatro medalhas, todas no estilo greco-romana:as pratas de Kennedy Pedrosa (até 67kg), Joilson Junior (até 77kg) e Igor Queiroz (até 97kg) e o bronze de Ronisson Brandão (até 87kg).
Por fim, a canoagem de velocidade fechou a quarta vitoriosa do país com mais três medalhas. Na categoria K1 500m, Ana Paula Vergutz ficou com a prata. Já no C2 500m, Erlon de Souza e Filipe Santana levaram o bronze, mesma cor de Edson de Souza e Vagner Souta, no K2 500m.