É de praxe nas eleições brasileiras que personalidades ligadas ao esporte vislumbrem cargos legislativos e executivos, como o ex-jogador Romário, senador pelo Rio de Janeiro, e Alexandre Kalil, que presidiu o Atlético antes de se tornar prefeito de Belo Horizonte e, posteriormente, postulante ao governo de Minas Gerais.
A lista para o pleito de 2 de outubro de 2022 tem mais nomes importantes do futebol, vôlei, atletismo, natação, judô e outras modalidades.
Saiba mais
No Rio de Janeiro, Joel Santana, de 73 anos - icônico técnico de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense -, tenta uma vaga para deputado federal pelo PROS.
Apesar da consolidada carreira, com direito a passagens por clubes do mundo árabe e pela Seleção da África do Sul, o candidato não declarou nenhum bem à Justiça Eleitoral.
Bebeto, campeão mundial em 1994, também busca uma cadeira na Câmara dos Deputados. Aos 58 anos, o ex-camisa 7 da Seleção exerce mandato de deputado estadual no Rio e agora quer ir a Brasília.
Ele informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio de R$ 6,3 milhões entre terrenos, apartamentos, veículos, salas comerciais, contas bancárias, etc.
Em São Paulo, o ex-jogador Dinei, de 52 anos, concorre para deputado federal pelo Avante. Assim como Joel Santana, o atacante campeão brasileiro pelo Corinthians em 1990, 1998 e 1999 e com passagem pelo Cruzeiro em 1995 relatou não possuir bens à Justiça.
De lutador de MMA a ex-jogadora de vôlei
A relação ainda tem Marcos Braz, dirigente do Flamengo e vereador no Rio; Douglas, ex-meia de Grêmio e Corinthians; Wanderlei Silva, lutador de MMA; Tandara, jogadora de vôlei; entre outros.