O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, confirmou nesta sexta-feira (16/9) que avalia a reinserção de atletas russos e bielorrussos em competições.
O ex-esgrimista alemão de 68 anos de idade declarou que o assunto é um "grande dilema", mas já iniciou conversas com outras organizações.
"É um grande dilema, mas é um tema que estamos discutindo com os comitês olímpicos nacionais, federações internacionais, membros do COI e a comunidade de atletas", afirmou Bach.
A possibilidade do retorno dos atletas das duas nações foi adiantada pelo presidente do Comitê Paralímpico dos Estados Unidos que explicou em uma entrevista que o tema surgiu em uma reunião do COI.
Bach, no entanto, afirmou que ainda não há um prazo para o assunto ser definido e nem que houve "passos concretos" nas conversações.
Conflito com a Ucrânia
A Rússia, sede da edição passada da Copa do Mundo, foi alvo de várias sanções do mundo esportivo desde o início da intervenção militar na Ucrânia, incluindo corridas canceladas, atletas e equipes suspensas e contratos de patrocínio rompidos