2

Conheça a saga de atleta mineiro a caminho do Mundial de Fisiculturismo

Danilo Prado Faria, de 42 anos, contou com ajuda de amigos e patrocinadores para viajar à Espanha, onde será realizada a competição internacional da modalidade

02/11/2021 19:58 / atualizado em 02/11/2021 20:10
compartilhe
Danilo Faria é campeão brasileiro da categoria Overall
foto: Arquivo pessoal

Danilo Faria é campeão brasileiro da categoria Overall


“Foi difícil, mas consegui”. A frase, em tom de desabafo, é do fisiculturista mineiro Danilo Prado Faria, de 42 anos, que embarcou nesta terça-feira (2/11), para a Espanha, para a disputa do Campeonato Mundial de Fisiculturismo, que acontecerá a partir desta quarta-feira, até domingo, em Barcelona. Danilo é o atual campeão brasileiro da categoria Overall, categoria que disputará na competição.

Natural de Santa Suzana, na zona rural de Brumadinho, Danilo conta que teve medo de não conseguir viajar para competir, pois não dispunha de recursos. “A viagem custa R$ 20 mil, só passagem e hospedagem. Eu não sabia como iria conseguir o dinheiro, mas uma amiga montou uma rifa virtual e consegui a ajuda.”

Além disso, teve ajuda de uma farmácia de manipulação, Vitalle, e ganhou o seguro de viagem, pela Top Seguros. “O problema, no Brasil, é o descaso com o esporte. Foi muito difícil conseguir embarcar. Um outro atleta mineiro, que estava classificado, Lucas Coelho, não vai por falta de apoio para conseguir recurso.”

Danilo treina em Belo Horizonte, no Studio de Musculação e Fisiculturismo Silveira, no Bairro União. “O fisiculturismo é um esporte caro, pois dependemos do treinamento e alimentação. Tem de pagar o treinador. Não pode ser qualquer um, tem de ser especializado. E não dá certo pra quem quer fazer por conta própria. Tem de seguir um planejamento e isso é feito pelo treinador, que tem de ser pago.”

Danilo conseguiu patrocínio de uma farmácia de manipulação
foto: Arquivo pessoal

Danilo conseguiu patrocínio de uma farmácia de manipulação



E na luta para conseguir sobreviver no esporte, Danilo lida com uma dura realidade. “O Brasil deixa o esporte, em especial o nosso, em segundo plano.” Para conseguir se manter no fisiculturismo, Danilo é professor de educação física e completa a renda como personal trainer. “Só assim para seguir buscando o meu sonho.”

Mais mineiros


Outros mineiros também estarão na disputa, como o casal de Governador Valadares, Nathalia Leão e Farley Leão. Ela é a campeã da categoria Wellness, até 1,68m. Ele  campeão nas categorias Fisiculturismo Clássico, Classic Physique e Bodybuilder.

A competição, a mesma em que Danilo conquistou o título, aconteceu no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, em 27 de agosto último.

Compartilhe