De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira pela organização dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, o atleta é uma das 12 pessoas que tiveram a infecção pelo novo coronavírus notificada pelos organizadores. Três delas são pessoas que chegaram do exterior.
Na quinta-feira, já havia sido informado um caso positivo para COVID-19 dentro da Vila Paralímpica – a única até o momento –, mas que não era de um esportista inscrito para participar dos Jogos.
Dos 12 casos detectados nesta sexta-feira, foi informado dois são funcionários da própria organização e um é integrante de veículo de imprensa credenciado para a cobertura do evento.
O Japão está em estado de emergência por causa da pandemia do novo coronavírus e decidiu na última segunda-feira que a Paralimpíada de Tóquio será realizada sem a presença de público, tal qual a Olimpíada – encerrada no último dia 8.
O evento será ainda mais rigoroso com relação a exceções e a organização pede que o público não compareça a eventos de rua.
A medida foi motivada pelo aumento de infecções pela COVID-19 nas últimas semanas no Japão. O número disparou no país durante os Jogos Olímpicos e a organização tenta proteger os paratletas, que fazem parte do grupo de risco para a doença.
O início da Paralimpíada de Tóquio está marcado para a próxima terça-feira. Cerca de 4.400 atletas de aproximadamente 160 equipes vão participar da competição.