Superesportes

JOGOS DE TÓQUIO

André Calvelo, classificado para as Olimpíadas de Tóquio, é pego no doping

Nadador venceu os 100m livre na quinta-feira e está suspenso provisoriamente de maneira imediata da seletiva no Rio

Ivan Drummond
André Calvelo venceu os 100m livre na quinta-feira e está suspenso provisoriamente de maneira imediata da seletiva no Rio - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA O nadador André Calvelo, vencedor da prova dos 100m livre na Seletiva Olímpica da Natação Brasileira, disputada no Parque Aquático Maria Lenk,  foi flagrado num exame antidoping feito fora de competição e está suspenso provisoriamente dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele seria um dos integrantes da equipe do revezamento 4x100m livre.



O time brasileiro para a disputa do revezamento seria formado, além de André Calvelo, por Pedro Spajari, Breno Correia e Marcelo Chierighini.
 
Diante da suspensão, o nono colocado na prova individual dos 100 livre será convocado para uma tomada de tempo oficial válida para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Caso a marca não supere as dos demais atletas da prova, o nadador com colocação subsequente será convocado para os Jogos Olímpicos, e assim por diante, até que alguém atinja o índice.
 
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) recebeu a notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O nadador recebeu uma suspensão provisória da convocação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
 
Segundo o comunicado da ABCD, o teste foi realizado fora do período de competição, mais precisamente no último dia 18 de março. Como o comunicado foi enviado à CBDA somente nesta sexta-feira, todos os resultados de Calvelo na Seletiva Olímpica estão suspensos provisoriamente até o resultado da contraprova.



Os classificados
 
Até o momento, o time brasileiro tem 14 nomes, e disputará, também, 14 provas. o maior destaque é um nadador do Minas, Guilherme Costa, o Cachorrão, que nesta sexta-feira venceu a prova dos 1.500m livre e garantiu a terceira classificação para a Olimpíada. Ele já estava garantido nos 400 e 800m livre.

Os outros são Bruno Fratus (50m livre), Felipe Lima (100m costas e 4x100m medley), Fernando Scheffer (200m livre e 4x200m), Breno Correia (200m livre, 4x100m livre e 4x200m), Murilo Sartori (4x200m), Luiz Altamir (4x200m), Guilherme Basseto (100m costas e 4x100m medley), Guilherme Guido (100m costas e reserva do 4x100m medley), Leo de Deus (200m borboleta), Pedro Spajari (100m livre, 4x100m livre e 4x100m medley), Marcelo Chierighini (4x100m livre), Beatriz Dizotti (1.500m), Caio Pumputis (200m medley) e Vini Lanza (200m medley). 

Bruno Fratus, também do Minas, que está qualificado nos 50m livre, conseguiu a vaga em outra competição, nos EUA, e por isso, não disputa a Seletiva. Ele aguarda a prova deste sábado para saber se ficará com uma das vagas. Se outros dois nadadores fizerem uma marca melhor que a dele, ele terá de nadar sozinho, numa prova, com chance única, para ver se irá ou não a Tóquio.



A nadadora minas-tenista Larissa Oliveira, que venceu, nesta sexta-feira, a prova dos 50m livre, não conseguiu vaga na equipe olímpica. Ela ficou a um segundo do índice olímpico.