Superesportes

ESGRIMA

Nathalie Moellhausen garante vaga na esgrima nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Brasileira terminou em nono no Mundial em Kazan, na Rússia

Agência Estado
Nathalie Moellhausen ficou em nono lugar no Mundial na espada e garantiu presença em Tóquio - Foto: COB/Twitter
Campeã do mundo e número 2 do ranking mundial, Nathalie Moellhausen terminou a sua participação na Copa do Mundo de Espada em nono lugar. Neste domingo, em Kazan, na Rússia, ela caiu nas oitavas de final para a sul-coreana Sera Song, na primeira competição que disputou após um ano de paralisação por conta da pandemia de covid-19. A esgrimista naturalizada brasileira já está oficialmente classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio.



O ranking olímpico fecharia em março do ano passado. Das 23 competições que somam pontos, 22 já haviam sido disputadas e Nathalie estava em quarto lugar com 139 pontos, como melhor atleta das Américas. A rival mais próxima na disputa pela vaga do continente era a norte-americana Kelley Hurley, em 17.°, mas Estados Unidos e Canadá devem garantir vagas de equipes. Com isso, a segunda na disputa seria a venezuelana Maria Martinez, em 39.°.

Na Copa do Mundo de Espada, último torneio válido para o fechamento do ranking, Nathalie foi, novamente, a melhor das Américas. Esta foi a primeira competição dela após um ano parada A última participação nas pistas tinha sido na etapa de Budapeste, na Hungria, da Copa do Mundo de 2020, no dia 8 de março. Desde então, só realizou treinamentos em Paris, na França, onde mora.

Nathalie iniciou as fases eliminatórias enfrentando a japonesa Honami Suzuki, número 63 do ranking. Em um confronto equilibrado, como habitualmente acontece nesta categoria, ela venceu por 10 a 9, na fase de 64. Na etapa seguinte, superou a norte-americana Margherita Guzzi Vincenti, 31.ª do ranking, por 11 a 10. Já nas oitavas de final, encarou a sul-coreana Sera Song, 47.ª da categoria, mas perdeu por 12 a 11.



EQUIPES
Nesta segunda-feira, a Copa do Mundo de Espada terá o início da disputa por equipes. Além de Nathalie, formam a equipe brasileira as esgrimistas Amanda Simeão e Marcela Silva, comandadas pelo técnico Marcos Cardoso. "Não há cobrança de resultados. Espero que joguem bem, sem medo de arriscar. O fato de já terem jogado é positivo, boa parte da ansiedade já foi descarregada", avaliou o treinador.