Superesportes

FUTSAL

Após pausa na pandemia, Minas estreia na Liga Nacional de Futsal contra Real Brasília

Depois do futebol de campo, modalidade de salão foi o segundo esporte a ser retomado no Brasil; competição nacional iniciou em 22 de agosto

Ivan Drummond Matheus Eduardo
Técnico Peri Fuentes conversa com jogadores do Minas durante preparação para estreia do time na Liga Nacional de Futsal - Foto: Orlando Bento/Divulgação
Nesta sexta-feira, o Minas volta às quadras após meses de inatividade devido à pausa na temporada do futsal pela pandemia do novo coronavírus. O retorno ocorrerá diante do Real Brasília, no Ginásio Sesc Ceilândia, no Distrito Federal, às 18h, pela Liga Nacional


Desde a retomada de atividades virtuais com o elenco até o jogo desta noite, foram quatro meses de preparação. O grupo comandado pelo técnico Peri Fuentes só retomou os treinos presenciais no final de agosto.

"Não sabemos como será a retomada, devido à falta de ritmo de treino e de jogo, de ter tido pouco período de treinamentos com bola. Sendo assim, esperamos acelerar esse processo de adaptação, pois o calendário será curto e teremos uma sequência com pouco intervalo entre os jogos. O grupo, como um todo, será fundamental para termos o máximo de jogadores à disposição. As expectativas no início do ano eram as melhores possíveis, em função da sequência do trabalho e da continuidade com a base do grupo de 2019", explica o treinador.

A delegação viajou a Brasília com 12 jogadores: Anderson, Gustavo, Leozinho, Ferro, Renato, Luis, Lion, Vítor, Libânio, Françoar, Lucas, Ribeiro, João e Henrique. Além do treinador, a comissão técnica conta com  o preparador físico Rodrigo Santiago, o fisioterapeuta Felipe Pereira e o assistente técnico Daniel Lobato.


Embora o Minas estreie nesta sexta-feira, a competição já teve início em 22 agosto. O Real Brasília, adversário do Minas, já atuou duas vezes, com um empate e uma derrota.

A Liga Nacional de Futsal em 2020


A competição, que terá a sua 25ª edição, sofreu mudanças na forma de disputa, em função da pandemia do COVID-19. Com 21 equipes, o maior número desde a primeira edição, as equipes foram divididas em três grupos, de sete clubes, cada um.

As chaves são regionalizadas e os jogos serão em ida e volta. Os cinco melhores de cada chave se classificarão para os playoffs, juntamente com o melhor sexto colocado entre os três grupos. Todos os jogos serão transmitidos pelo SporTV, TV Brasil ou LNF TV (canal de internet pago).

O Minas, que será a segunda equipe mineira a estrear – o outro é o Praia, de Uberlândia. Os dois times estão no Grupo A, que tem também Real Brasília, Corinthians, Intelli Tempersul-SP, Magnus-SP e São José-SP. No Grupo B estão Carlos Barbosa-RS, Atlântico-RS, Blumenau-SC, Cascavel-PR, Foz-PR, Joinville-SC e Marreco-PR. No C, Assoeva-PR, Campo Mourão-PR, Jaraguá-SC, Joaçaba-PR, Pato-PR, Tubarão-SC e Umuarama-PR.