Márquez lidera o campeonato com grande vantagem para seus concorrentes. Ele tem 275 pontos e está muito à frente dos italianos Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci, segundo e terceiro colocados, com 182 e 151 pontos, respectivamente.
Logo, se Márquez, vencedor de sete das 13 corridas do campeonato até aqui, confirmar seu favoritismo e vencer mais uma prova na temporada, vai ficar muito perto do seu sexto título na categoria.
A grande surpresa da sessão foi o francês Fabio Quartararo. O piloto da Yamaha SRT conseguiu fazer o melhor tempo nos três primeiros setores, mas não foi capaz de superar o inabalável Márquez no último setor e ficou 0s327 atrás do pentacampeão.
O espanhol Maverick Viñales, da Yamaha, que teve bom desempenho nos treinos livres, também tentou desbancar o domínio de Márquez, mas não obteve sucesso e vai sair do terceiro lugar. O australiano Jack Miller, da Pramac, sairá do quarto posto e o espanhol Aleix Espargaró colocou sua Aprilia na quinta posição.
O veterano italiano Valentino Rossi pôs sua Yamanha na sexta colocação e terminou à frente do inglês Cal Crutchlow, da LCR Honda, o sétimo. O italiano Franco Morbidelli, da Yamaha SRT, e Joan Mir, piloto da Espanha da Suzuki, ficaram com o oitavo e nono lugares, respectivamente.
Andrea Dovizioso decepcionou com sua Ducati e vai largar apenas na décima posição, muito longe de Márquez. Assim, o italiano pode ver seu grande rival no ano ampliar sua vantagem na liderança e se aproximar do título. Depois de uma forte queda, o espanhol Pol Espargaró, da KTM, ficou de fora do Q2. Ele reclamou de fortes dores e foi diagnosticado com uma fratura no punho esquerdo.
Após a definição do grid de largada neste sábado, a corrida em Aragão, a 14ª de 19 etapas desta temporada da MotoGP, será neste domingo e tem início previsto para as 8 horas (de Brasília).
.