
Lutou profissionalmente de 1984 a 2001 e teve um cartel de 40 vitórias (17 nocautes), quatro derrotas e um empate. Derrotou Roger Mayweather (tio de Floyd), Jorge Luis Ramirez, Jorge Paez, Greg Haugen e Azumah Nelson, sendo que ao bater este último talvez tenha alcançado o maior triunfo de sua carreira.
Ainda fez combates memoráveis contra Oscar De La Hoya e Julio César Chávez, nos quais perdeu para o primeiro deles e empatou com o segundo. Para muitos críticos, venceu ambas as lutas. Foi derrotado também pelo porto-riquenho Felix Trinidad.
Dono de uma guarda praticamente intransponível, Whitaker quase não era atingido em suas lutas. Canhoto, tinha um ótimo contragolpe, apesar de não ter pegada. De 1993 a 1997, ele foi considerado o melhor boxeador libra por libra do mundo. Em 2006, seu nome foi introduzido no Hall da Fama do Boxe. Ele deixa cinco filhos.
Segundo o site TMZ, a polícia local recebeu uma ligação às 22h04 de domingo com a informação de um acidente. Whitaker foi logo identificado, recebeu atendimento de urgência, mas suas lesões eram muito graves e ele morreu no local do acidente.
O apelido "Sweet Pea" teve origem quando seus familiares começaram a chamá-lo de "Pete". Fãs de sua cidade natal, Norfolk, o apelidaram de "Sweet Pete" devido à forma clássica como atingia seus rivais. Um jornalista entendeu errado o apelido e escreveu uma matéria sobre "Sweet Pea" (Ervilha Doce).