Desde o começo da temporada, os clubes baianos colocaram a conquista da Copa do Nordeste como prioridade sobre o Estadual. Os números na fase de grupos provaram isso. O Bahia teve a melhor campanha geral com 14 pontos, um a mais que o Vitória. Desta forma, ambos lideraram seus grupos.
O vencedor da Copa do Nordeste, além do troféu, também garante vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2018. Nas quartas de final, o Vitória despachou o River-PI com duas vitórias (3 a 2 e 1 a 0), enquanto que o Bahia deixou para trás o Sergipe-SE com dois triunfos (4 a 2 e 3 a 0).
TIMES - O técnico Argel Fucks está animado com o retorno de dois dos seus principais jogadores do Vitória. Poupado contra o Vitória da Conquista, o volante Willian Farias está confirmado, bem como o artilheiro Kieza, que ficou duas semanas afastado por lesão muscular. Desta forma, o time da casa deve ter força máxima no clássico.
Como é costume antes de grandes confrontos, o treinador Guto Ferreira fechou o treinamento para a imprensa e manteve dúvidas sobre a escalação do Bahia. Sem Eduardo, suspenso, a tendência é que o zagueiro Éder seja improvisado na lateral direita, já que o reserva imediato, Wellington Silva, está entregue ao departamento médico com uma inflamação no joelho.
O defensor Jackson e o volante Edson seguem como dúvidas. Se não atuarem, a tendência é que Lucas Fonseca seja o companheiro de Tiago no miolo defensivo e Renê Júnior cumpra a função no meio de campo do Bahia.