O Vasco acertou, nesta semana, as duas primeiras contratações para a janela de transferências do meio da temporada. Nos últimos dias, o clube confirmou as chegadas do atacante Serginho e do zagueiro Maicon, que vão reforçar o time na luta contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro. No entanto, os dois ainda não podem jogar pelo Vasco.
Como a janela de transferências do meio do ano só será aberta na próxima segunda-feira (3/7), Serginho e Maicon ainda não poderão ser utilizados no clássico entre Vasco e Botafogo, no Nilton Santos, no próximo domingo (2), pela 13ª rodada do Brasilerão.
Dessa forma, a depender das condições físicas dos dois, Serginho e Maicon deve ficar à disposição pela primeira vez para a partida contra o Cruzeiro, no dia 8 de julho, sábado, pela 14ª rodada. O jogo ainda não tem local definido. O Vasco vai tentar, mais uma vez, reverter a decisão judicial que interditou São Januário para voltar a jogar na Colina.
A expectativa é de que os dois já tenham condições físicas de, ao menos, serem relacionados para esta partida contra o Cruzeiro. Maicon, apesar de ter perdido espaço no Santos, vinha treinando com o elenco. Já Serginho terminou a temporada europeia no fim de maio, teve um período de férias, e já vem treinando com o grupo vascaíno no CT Moacyr Barbosa.
Quarta-feira concluída no CT Moacyr Barbosa! %uD83D%uDC4A%uD83D%uDCA2
%u2014 Vasco da Gama (@VascodaGama) June 28, 2023
%uD83D%uDCF8: Daniel Ramalho ' #VascoDaGama pic.twitter.com/LuRceD2Jaa
Como Serginho e Maicon pode jogar no Vasco
Tanto Serginho quanto Maicon chegam no Vasco como oportunidades de mercado. Os dois foram contratados sem custos. O ex-Santos chega para dar experiência ao setor defensivo. Aos 34 anos, Maicon será o zagueiro mais velho do elenco vascaíno, que conta com Léo (27 anos), Robson (25), Capasso (27) Miranda (23), Zé Vitor (21) e Lyncon (18) como opções para o setor.
Além disso, Maicon pode atuar pelo lado direito, que vem tendo problemas desde o começo da temporada. Enquanto Léo se consolidou na esquerda, do outro lado, Robson, Capasso e Miranda ainda não convenceram e não conseguiram dar solidez ao sistema defensivo do Vasco.
Serginho também chega ao Vasco para dar experiência ao setor ofensivo, que conta com muitos garotos da base como opções. Além disso, ele pode atuar tanto pelas pontas, principalmente na direita, como também pelo meio. No Girasenspor, da Turquia, seu último clube, ele era o "camisa 10" e principal armador do time.
O atacante vai chegar ao Vasco para compor o elenco e brigar por posição nas pontas, além de poder ser utilizado como meia, posição carente no elenco vascaíno. É importante ressaltar que Serginho foi contratado ainda sob o aval de Maurício Barbieri, que deixou o Vasco na última semana. Assim, será preciso aguardar o futuro técnico do Cruz-Maltino para saber como Serginho deve ser utilizado.