O Vasco está perto de acertar com um importante reforço para a sequência da temporada. O clube avançou nos últimos dias nas conversas com o zagueiro Lyanco e, agora, aguarda o retorno do Southampton, da Inglaterra. E a chegada do jogador de 26 anos pode resolver um problema crônico que o time de Maurício Barbieri vem apresentando na temporada.
Desde o começo de 2023, o Vasco tem tido problemas com o lado direito da zaga. Enquanto Léo está bem estabelecido e consolidado na esquerda, a outra parte da dupla (às vezes, trio) ainda não conseguiu se firmar. O Cruz-Maltino também contratou Robson e Manuel Capasso, mas os dois ainda não corresponderam às expectativas. Assim, o Cruz-Maltino tem sofrido no sistema defensivo.
Para piorar a situação, Capasso sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda durante a derrota para o Inter, na última rodada do Campeonato Brasileiro. O problema fica ainda mais evidente porque, por exemplo, para a partida contra o Goiás, o técnico Maurício Barbieri também não conta com Robson, que está suspenso. Assim, as únicas opções são Miranda, Lyncon e Zé Vitor, todos formados na Colina.
Como Lyanco pode jogar no Vasco
Caso confirme a contratação de Lyanco, o zagueiro chega para ser titular. Destro, ele atua pelo lado direito e pode ajudar a resolver o problema que o time de Barbieri vem enfrentando. Além disso, o jogador também se destaca na bola aérea, tanto defensiva, quanto ofensiva. Na última temporada na Premier League, Lyanco marcou um gol e deu uma assistência.
%uD83C%uDD70%uFE0F @Lyanco
%u2014 Southampton FC (@SouthamptonFC) January 12, 2023
%u26BD%uFE0F @S_Mvrv
What a way to open your #SaintsFC account, Sékou %uD83D%uDD25 pic.twitter.com/adytpc7QHO
Lyanco costuma aparecer bem na área adversária e teve média de 0,6 finalização por jogo na Premier League, um número considerável para um zagueiro. Robson e Capasso, por exemplo, têm metade deste número por partida no Campeonato Brasileiro, e Léo ainda nem sequer teve a oportunidade de finalizar uma bola na competição. Quem reforçou essa característica do Lyanco foi o jornalista João Victor Castanheira, do site Premier League Brasil:
- Ele foi o terceiro elemento da zaga, sempre jogava quando um dos dois titulares não poderia jogar. O que chamou bastante a atenção foi a capacidade no jogo aéreo. Ele é um inferno na bola área ofensiva para as zagas adversárias. Foi uma característica que chamou muito a atenção no Lyanco nessa Premier League. E na maior parte dos jogos, ele foi bem - afirmou o jornalista.
Pela qualidade já apresentada e pela experiência na Premier League, Lyanco chega com potencial para logo assumir a titularidade do Vasco. Da mesma forma, o zagueiro pode ser um importante reforço para o time de Barbieri na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.